Carência de Planos de Saúde | Entenda como funciona e tire suas dúvidas

carência de planos de saúde

Você quer contratar um plano de saúde, mas se pergunta: quando será que posso começar a usar?

Se você tem essa dúvida, vamos explicar e responder tudo o que precisa saber sobre carência de planos de saúde.

O período em que o novo segurado deve aguardar para iniciar o uso de seu novo plano é chamado de carência.

Esse prazo é definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, e alguns dos serviços e procedimentos contratados não estão disponíveis de imediato.

A carência de planos de saúde existe para que não haja prejuízos para as operadoras, já que uma pessoa pode contratar um plano de saúde e cancelá-lo em um curto prazo, depois de utilizar os procedimentos.

Mesmo sendo estabelecida por lei, essa prática deve ter atenção, pois os prazos variam de acordo com o plano contratado, mas nunca podendo ultrapassar os limites exigidos pela ANS.

Prazos de Carência

Existe variação nos prazos praticados, mas todas as empresas seguem o que foi estabelecido pelo órgão responsável, a ANS.

Confira alguns períodos:

  • Urgência e emergência: 24 horas;
  • Internações, cirurgias ou qualquer procedimento de alta complexidade: 180 dias;
  • Parto (não incluso parto de risco ou prematuro): 300 dias;
  • Terapia com psicólogo: 10 dias úteis;
  • Terapia com fisioterapeuta: 10 dias úteis;
  • Consulta com nutricionista: 10 dias úteis;

Exames laboratoriais ou consultas possuem prazos menores.

Entenda a carência de planos de saúde

Os planos têm diversas linhas e categorias. Podem ser empresariais, familiares ou individuais, básicos, gold ou plus.

As regras de carência de planos de saúde sofrem alteração em cada uma das categorias, por isso merecem atenção redobrada na hora da contratação.

Fique Atento!

Quando terminar o período de carência, você terá acesso a todos os serviços já contratados.

A operadora não pode impor nova carência, seu direito é garantido por lei.

Existem planos sem carência?

A resposta é: depende. Tudo vai depender do plano adquirido por você.

Nos planos individuais e familiares, a chance de não haver carência é quase nula.

Entretanto, no caso de planos como os empresariais, há a possibilidade de a carência ser suspensa. Isso ocorre por causa do elevado número de beneficiários no pacote contratado.

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