Crise de asma: como ela surge, crises e os possíveis tratamentos

A asma é uma doença respiratória que atormenta a vida de muita gente. Uma das principais características da doença é a dificuldade para respirar, além de chiado e aperto no peito.

Se você sofre com essa doença ou conhece alguém que luta contra a asma, confira abaixo tudo o que você precisa saber e conheça alguns tratamentos.

Quando a asma se manifesta

Mulher usando bombinha de asma

Geralmente, as pessoas portadoras de asma costumam ver os seus sintomas piorarem durante a noite, nas primeiras horas da manhã e na hora da prática de exercícios físicos.

Os sintomas também pioram quando o indivíduo tem uma exposição à alérgenos, poluição ambiental ou mudanças de clima.

Contudo, fatores ambientais ou genéticos também podem agravar a asma, como exposição à poeira, baratas, ácaros e fungos, bem como infecções virais.

Um histórico familiar de asma, rinite ou de obesidade, também podem desencadear essa doença. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a asma.

Como ela é diagnosticada

O seu diagnóstico é principalmente clínico, feito por meio de uma consulta e avaliação médica, que é confirmado a partir de exames físicos e exames de função do pulmão, como o de espirometria.

Sempre que for necessário, o médico pede uma prova de função pulmonar, para que seja confirmado esse diagnóstico e para a classificação da gravidade de um determinado caso. Em crianças de até 5 anos, o diagnóstico é clínico.

O pulmão de uma pessoa com asma é muito mais sensível, o que faz com que os fatores externos, como a poeira, possam causar uma falta de ar, o que normalmente não aconteceria em uma pessoa que não tenha essa doença.

Na consulta, o médico pode perguntar sobre alguns episódios que são recorrentes de uma falta de ar ou de um chiado no peito.

O tratamento para crise de asma

A finalidade do tratamento da asma é a de melhorar a qualidade de vida dessa pessoa, por intermédio do controle dos sintomas e por uma melhora da função do pulmão.

Há também um tratamento com medicamentos que é feito juntamente com medidas educativas e do controle de fatores que podem provocar uma crise de asma. Em todos os casos, é preciso reduzir a exposição aos seus fatores agravantes.

Como evitar e o que pode causa uma crise de asma

Para evitar a asma, mantenha o seu ambiente limpo. Evite acumular sujeira ou poeira. Tome sol. Evite cheiros fortes. Tome a vacina da gripe. Não fume. Se agasalhe bem, principalmente em épocas de frio. Pratique sempre atividades físicas regularmente. Tenha uma alimentação saudável. Beba muito líquido, de preferência água, e mantenha o seu peso ideal.

Também pode te interessar: Enxaqueca | Saiba tudo sobre os sintomas e como aliviá-la

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp