Vinho: vantagens e malefícios que ele traz para a saúde

Sendo uma das bebidas mais consumidas do mundo, o vinho gera muitas dúvidas e discussões

Tendo aproximadamente 8 mil anos de existência, não é exagero afirmar que o vinho é uma das bebidas mais populares da história. Consumido por povos de diversos continentes, ele sempre esteve presente em celebrações, cerimonias e até em religiões.

Atualmente existem diversos tipos de vinho, assim como muitas técnicas de preparação, ampliando a gama de sabores e aromas e expandindo cada vez mais o público consumidor. Mas uma bebida de uma popularidade tão grande também levanta dúvidas como: qual impacto o vinho tem na minha saúde?

A resposta é que o vinho pode sim ser um aliado do bem-estar do nosso organismo, mas deve ser consumido de forma responsável. Confira abaixo tudo que a bebida pode trazer ao nosso corpo!

vinho

O vinho melhora a saúde do coração

Um dos benefícios mais conhecidos do vinho é sua grande contribuição à saúde do coração. Estudos de instituições renomadas como a American Heart Association (EUA), a European Society of Cardiology (Europa) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial confirmam que doses regulares de vinho podem proteger o coração.

A diminuição do nível de colesterol maligno e o aumento do nível de colesterol bom reduzem muito a formação de trombos, responsáveis por infartos e AVCs. Além disso, também favorece as astérias, reduzindo a pressão arterial.

Ajuda a emagrecer

A Universidade de Washington se dedicou durante 13 anos a acompanhar um grupo de 20 mil mulheres e registrar as mudanças na saúde delas. Os pesquisadores notaram que, as voluntárias que tomavam duas taças de vinho por dia tinham 70% menos chance de estarem acima do peso.

A pesquisa apontou que um dos grandes responsáveis por isso é o ácido elágico, graças às suas propriedades que reduzem o crescimento das células de gordura já existentes no corpo, além de também limpar a gordura acumulada no fígado.

Pode prevenir o câncer

Ler que um alimento ou bebida pode ajudar a prevenir o câncer deixa muitas pessoas céticas, e não é para menos. Com a cura do câncer sendo hoje um dos grandes focos da medicina, todos querem clamar a descoberta do fator que irá curar ou impedir a doença de aparecer.

No entanto, cada vez mais pesquisas relatam que existe uma relação entre o consumo de vinho e uma menor aparição do câncer. Um dos estudos mais famosos foi feito pela Universidade de Harvard monitorou cerca de 26 mil pessoas gregas, que seguem a chamada “dieta mediterrânea”, rica em azeites, grãos, vinhos e com pouco consumo de carne vermelha.

A conclusão foi que, os antioxidantes presentes nesses alimentos e no vinho, podem diminuir em até 24% o risco de desenvolvimento de câncer.

Mantém o cérebro saudável

Diversos estudos apontam que o consumo regular de vinho pode melhorar a atividade em diferentes áreas do cérebro. A primeira pesquisa foi publicada no Journal of Nutrition, onde mais de dois mil pessoas entre 70 e 74 anos foram submetidos a testes cognitivos. Os pesquisadores notaram que, os voluntários que tinham vinho em sua dieta tinham resultados superiores aos indivíduos que não consumiam a bebida.

Outro estudo feito pela Università di Milano (Itália) constatou que o hábito de beber vinho ativa enzimas que protege os neurônios do cérebro. Isso pode levar a uma grande redução nas chances do desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Vinho combate a depressão e aumenta a libido

A Universidade de Navarra (Espanha) constatou uma relação entre pessoas com uma baixa incidência de depressão e que consumiam vinho. O fator pode ser animador para pessoas que lutam contra a doença, já que a bebida ativa certas áreas so cérebro.

Outro fator bem documentado sobre o vinho é o aumento da libido nas mulheres. As substâncias presentes na bebida aumentam a produção de serotonina, dopamina e endorfina. Isso pode levar a um maior desejo sexual.

Vale lembrar que a quantidade recomendada é entre uma e duas taças por dia. Para ter certeza de qual a melhor maneira de adicionar o vinho a sua saúde, consulte um nutricionista através de seu plano de saúde. Caso ainda não possua nenhum convênio, não deixe de conferir nosso simulador gratuito para descobrir qual é o melhor para você e sue bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp