Conheça os benefícios e os valores nutricionais do milho

O milho é um alimento que pode ser usado em diversas receitas, e você pode conhecer algumas aqui!

O milho é um cereal cultivado no mundo todo e que serve de alimento tanto para a raça humana quanto para animais das mais diversas espécies. A domesticação da planta começou há mais de sete mil anos atrás no que hoje é o México. Ao longo das eras ele se espalhou pelo mundo todo e hoje é o terceiro alimento mais produzido do mundo, ficando atrás apenas do trigo e do arroz.

A facilidade no plantio permitiu uma rápida mecanização das plantações de milho, com a maioria sendo altamente automatizada nos dias de hoje. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o maior produtor do mundo são os Estados Unidos, seguidos da China e do Brasil.

Para o ser humano o milho serve como uma fonte de energia muito importante, além de conter nutrientes como fibras, carboidratos, vitaminas e proteínas que regulam nosso organismo como um todo.

Ele também é muito utilizado em uma grande variedade de receitas, podendo servir como base de alimentos doces e salgados, além de sucos e vitaminas. Ele é um dos cereais mais importantes para a nossa dieta, tanto em valor nutricional quanto em acessibilidade, e no artigo abaixo você conhece tudo sobre ele!

Para facilitar a leitura, guie-se pelo sumário abaixo e se quiser ir direto para um tópico específico, basta clicar nele!

Benefícios que o milho traz para a saúde

Mantém o intestino regulado

As fibras presentes no milho são muito importantes para o funcionamento do intestino como um todo, pois favorecem a formação do bolo fecal e auxiliam no trânsito desse bolo pelo sistema digestivo. Esses nutrientes também contribuem para a manutenção da flora intestinal, os microrganismos que trabalham para digerir tudo que consumimos.

O milho também faz com que o bolo alimentar tenha uma umidade maior, facilitando a eliminação de resíduos.

Reduz os níveis de colesterol do corpo

Além das fibras que auxiliam todo nosso sistema digestivo, o milho também possui as chamadas fibras insolúveis que contribuem muito para diminuir os níveis de colesterol do nosso organismo. Esses nutrientes são encontrados na casca do alimento e diminuem tanto a concentração de colesterol no fígado quanto a absorção de gordura provenientes de outros alimentos.

Esses benefícios diminuem o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas que podem trazer consequências graves posteriormente.

Aumenta a imunidade

Por ser rico em vitaminas o milho é um alimento muito importante para a manutenção das defesas do organismo, prevenindo gripes e resfriados além de ajudar na recuperação de outras doenças ou problemas de saúde. Estar com imunidade em dia também evita sensações de fraqueza e outros sintomas relacionados ao mal estar.

Ajuda na manutenção da visão

O milho possui em sua composição dois carotenoides importantes para a manutenção dos nossos olhos, a luteína e a zeaxantina. Ambas possuem efeitos antioxidantes que reduzem o risco de problemas degenerativos como a cegueira e a catarata, além de protegerem as células que formam os tecidos oculares.

Essas substâncias também protegem nossos olhos das luzes UV, que podem causar danos à longo prazo.

Auxilia no emagrecimento

A grande quantidade de fibras presentes no milho ajudam, pelo menos de forma indireta, no processo de emagrecimento. Com um sistema digestivo funcionando perfeitamente, reduzem-se os riscos de problemas como constipação e prisão de ventre que causam inchaço.

Esses nutrientes também aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que o corpo demore mais para sentir fome, e comendo menos a tendência é o emagrecimento.

Vale lembrar que nenhum alimento faz milagre, ele deve estar inserido em uma dieta balanceada aliada a exercícios físicos regulares.

Cuidados com o milho

Espigas de milho empilhadas
Créditos: Andre Ouellet/Unsplash

Por mais que o milho seja um alimento que traz diversos benefícios ao corpo, é necessário ter cuidado na hora de consumir para evitar alguns problemas. Por ser rico em carboidratos simples, quando é usado em certas receitas o milho faz com que esses nutrientes sejam absorvidos de uma forma ainda mais rápida pelo corpo.

Isso pode causar grandes picos de açúcar na corrente sanguínea, sendo um perigo especialmente para as pessoas que possuem diabetes.

A rápida absorção desses carboidratos também pode resultar em um grande acúmulo de gordura em diversas regiões do corpo, favorecendo o ganho de peso. Por isso é recomendado consumir o alimento em pequenas quantidades ou procurar um nutricionista para saber como encaixá-lo na dieta da melhor maneira.

Tabela nutricional do milho

Confira na tabela abaixo todas as informações nutricionais do milho.

NutrienteQuantidade% diária
Calorias (valor energético)129 kcal6,45%
Carboidratos28 g9,30%
Proteínas3,30 g1%
Fibra alimentar1,50g6%
Gorduras totais0,80g1,45%
*Os valores são aproximados e referentes a uma porção de 100 gramas de milho

Receitas populares que envolvem o milho

Uma receita derivada do milho, a pipoca
Créditos: Georgia Vagim/Unsplash

Como citamos anteriormente o milho é um alimento que pode ser utilizado em diversas receitas. Tanto para pratos salgados quanto para pratos doces, o alimento traz um sabor suave para os pratos e bebidas. Separamos abaixo algumas receitas mais populares para você fazer em casa.

  • Pipoca: sinônimo de cinema e sessão de filmes em casa, a pipoca é um dos lanches mais consumidos do mundo e, ao mesmo tempo, um dos mais saudáveis já que é feita apenas com grãos de milho quentes. É preciso ter cuidado apenas para não usar óleo na produção das pipocas, mantendo o aperitivo 100% saudável
  • Pamonha: quem nunca ouviu um carro que vendia as deliciosas pamonhas passando na rua? Uma mistura de milho com manteiga, leite, canela e sal (ou açúcar) embrulhada em uma folha de bananeira traz uma enorme explosão de sabores na boca. Existem muitas variações do prato, aí vai do seu gosto!
  • Bolo de milho: um doce que serve como um café da tarde maravilhoso e é super fácil de fazer! Apenas tome cuidado na quantidade de açúcar na hora da receita para não transformar as fatias em pequenas bombas calóricas.
  • Polenta: receita básica mas que traz um sabor delicioso para outros pratos ou que pode ser consumida pura. Em questão de minutos a polenta ganha uma consistência mais grossa na panela e está pronta para servir.

É possível dizer que o milho é um alimento acessível e muito nutritivo, que pode fazer parte de um grande leque de receitas tanto salgadas quanto doces. No entanto são necessários alguns cuidados para não exagerar no consumo do alimento.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp