Conheça oito mitos e verdades sobre o café

Presente na rotina de quase todos os brasileiros, o café pode trazer, ao mesmo tempo, vantagens e malefícios para o corpo

Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café já se tornou indispensável para diversos brasileiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café, o querido cafézinho é a segunda bebida mais consumida em nosso país, atrás apenas da água.

Ele traz diversos benefícios ao corpo, ao mesmo tempo que se consumido em excesso pode também trazer malefícios. Por não haver uma unanimidade em relação ao quão impactante o café é para nossa saúde, diversos mitos surgem em torno da bebida. Listamos abaixo alguns mitos e verdades que a envolvem. Confira!

café

Qual a quantidade ideal para consumir por dia?

Por mais que o café traga muitos benefícios e seja delicioso, é preciso ter atenção para não exagerar na dose. O recomendado pelos especialistas é uma quantidade próxima a 400 mg de cafeína por dia, mais ou menos três xícaras.

Consumindo essa quantidade da bebida, o corpo absorve seus nutrientes da maneira adequada. Doses maiores que a recomendada podem levar a efeitos negativos como dores de cabeça, ansiedade e refluxo.

O café te deixa mais acordado

Uma das maiores verdades sobre o café está na energia que ele traz ao corpo. A cafeína, principal componente da bebida, deixa nosso organismo mais ativo e aumenta o rendimento do corpo. Ela estimula diretamente nosso sistema nervoso central, melhorando nossa capacidade de aprendizado, nos deixando mais alertas e aumentando a resistência a esforços físicos.

A substância também combate a fadiga e dificulta o sono, fazendo do café uma das principais escolhas para o café da manhã. Mas é necessário ter atenção: evite consumir a bebida antes de dormir, justamente para não ter dificuldades para pegar no sono.

Mulheres grávidas não podem tomar café

Uma das grandes controvérsias envolvendo o café é se ele afeta gestações. É sabido que certas bebidas e alimentos devem ser cortados totalmente da dieta das gestantes, como o álcool, por exemplo. No entanto, a medicina nunca chegou a um consenso sobre o café prejudicar a gravidez.

A realidade é que o café afeta diretamente a glândula suprarrenal, responsável pela liberação de adrenalina no corpo. Isso pode afetar o tamanho dos vasos sanguíneos e, por consequência, diminuir o fluxo sanguíneo em algumas partes do corpo, incluindo a placenta.

A recomendação médica é evitar o café durante a gravidez. Mas caso esteja difícil passar os dias sem sentir o gosto da bebida, os especialistas aconselham o consumo de 200 mg por dia.

Melhora a digestão

Para pessoas com dificuldade para ir ao banheiro, o café pode ser um grande aliado. Ele ajuda a liberar hormônios que estimulam o intestino a fazer os movimentos gástricos. Além disso, ele também aumenta as contrações do intestino, estimulando o movimento de expulsão de dejetos.

A bile também é liberada em maiores quantidades depois do consumo do café, soltando ainda mais o intestino e facilitando a evacuação.

Crianças podem tomar café?

Muitos pais já devem ter ouvido os filhos pequenos pedindo para provar a bebida que todos tomam diariamente, e fica a pergunta: o que fazer nessa hora?

Deixar a criança provar a bebida, dando apenas um golinho, não traz nenhuma consequência. No entanto, para um consumo mais frequente é recomendado que a criança tenha pelo menos 6 anos, e mesmo assim as quantidades devem ser baixas.

O café pode alterar o desenvolvimento das crianças que estão em fase de crecimento, por isso, caso seu filho queira muito tomar café, misture a bebida com leite. Dessa forma, ele sacia a vontade de consumir ao mesmo tempo que não ingere a bebida pura.

Previne problemas cardíacos

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard (EUA) concluiu que pessoas que tomavam cerca de quatro doses de café por dia apresentavam menos problemas cardíacos. O estudo foi feito com mais de 140 mil voluntários e mostrou que pessoas que não tomavam essa quantidade de café tinham 11% mais probablidade de desenvolver alguma insuficiencia cardiaca.

A bebida combate os radicais livres no organismo, esses que são responsáveis por alterar nosso DNA e aumentar o colesterol considerado ruim no corpo.

O café vicia?

Esse é um medo constante entre os consumidores da bebida. Pela cafeína ser considerada uma droga psicoativa, ou seja, que age no sistema nervoso e causa alterações na função cerebral, isso pode deixar implícito que o café é viciante.

De fato, consumidores muito assíduos da bebida podem sentir falta caso fiquem sem tomar por muito tempo, mas isso não é suficiente para ser categorizado como um vício.

É considerado viciosa uma substância que deixe seu consumidor dependente dela, fazendo com que a pessoa busque doses cada vez maiores para se satisfazer. Então não, o café não vicia.

A bebida ajuda a emagrecer

Um dos maiores mitos em torno da bebida é se ela ajuda ou não a emagrecer. É um fato que a cafeína acelera nosso metabolismo e estimula a queima de gordura do corpo. Mas ele também auxilia o aumento dos níveis de adrenalina no sangue, diminuindo as células de gordura.

No entanto, é importante ressaltar que o café serve como um auxiliador do emagrecimento. A bebida sozinha, sem o acompanhamento de exercícios físicos regulares e alimentação balanceada, não promoverá perda de peso.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp