Saiba como é feita a cirurgia de redução de estômago e quais são seus benefícios

Conseguir chegar ao corpo ideal pode ser uma medida estética ou ainda uma medida de saúde, que por vezes precisa da interferência de algum procedimento cirúrgico. Quando o assunto é diminuição de peso em casos mais específicos, pode ser indicada a utilização da Cirurgia de Redução do Estômago.

A Cirurgia de Redução do Estômago, que também é conhecida de cirurgia bariátrica, é indicada para pacientes que procuram a diminuição do peso em grande quantidade, em caso de obesidade mórbida e complicações de saúde, tendo um grupo mais específico de pessoas a quem é indicada.

Hoje, a equipe do Plano de Saúde Populares irá te explicar de maneira detalhada como esse procedimento é feito e porque ele é tão importante em alguns casos.

Veja também: Saiba todos os detalhes da campanha de vacinação contra gripe 2020

O que é a Cirurgia de Redução do Estômago

mulher apertando a gordura da barriga - cirurgia de redução de estômago

A Cirurgia de Redução do Estômago é um procedimento cirúrgico feito com o objetivo de reduzir o peso de pessoas que apresentem o IMC (Índice de Massa Corporal) bem elevado, como em casos de obesidade mórbida, por exemplo.

Esse procedimento também pode ser conhecido pelo nome de Gastroplastia ou ainda cirurgia da obesidade, além de cirurgia bariátrica.

Ela é indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para pacientes que tenham IMC acima de 35Kg/m², que causem complicações de saúde como apneias do sono, diabetes, aumento de gordura no sangue, entre outros.

Existem três tipos da cirurgia, a restritiva, mista e disabsortivas, onde cada uma tem características próprias de desenvolvimento.

No caso da cirurgia restritiva, por exemplo, a cirurgia diminui o tamanho do estômago, onde a perca de peso se faz pela diminuição da quantidade de comida na alimentação.

Quem pode fazer a Cirurgia de Redução do Estômago

A Cirurgia de Redução do Estômago em linhas gerais é indicada para diminuição do peso. Contudo, ela é indicada para pacientes com grau de obesidade 2, que é quando o índice de massa corporal (IMC) está entre 35 e 50 de peso. Incluindo também, pessoas com dificuldade para expelir essa gordura do corpo, como em casos de obesidade mórbida.

A obesidade mórbida dificulta vários processos corporais, ocasionando diabetes, hipertensão, etc.

O procedimento é aplicado em pacientes com mais de 18 anos de idade e que não conseguem emagrecer, nem com uso de medicamentos.

O plano de saúde cobre esse tipo de procedimento?

O plano de saúde cobre a Cirurgia de Redução do Estômago em determinados procedimentos, sendo algo que passou a ser contemplado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), desde 1° de janeiro de 2012, sendo incluído no rol de cobertura básica de planos de saúde.

As cirurgias que são contempladas com o procedimento pelo plano de saúde são: restritiva, gastroplastia vertical bandada, gastroplastia vertical sem derivação, gastroplastia vertical com banda e ainda a cirurgia de Mason.

Já, para a retirada do excesso de pele, que é feita após o processo de emagrecimento, o paciente deve apresentar uma ou mais complicações, como infecções bacterianas, odor fétido, candidíase de repetição, hérnias, etc.

Também pode te interessar: Planos de saúde cobrem cirurgias de desvio de septo?

Agora que você já sabe como a cirurgia bariátrica funciona, é importante contar com um bom plano de saúde, para ser atendido em toas as especialidades necessárias e em bons hospitais e clínicas.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp