Cirurgia para correção de miopia | Descubra tudo o que você precisa saber!

A cirurgia de miopia é um procedimento almejado por muitas pessoas que desejam corrigir esse problema de visão tão comum, no entanto, ela oferece alguns prós e contras, além de alguns requisitos básicos para ser realizada.

A equipe do Plano de Saúde Populares preparou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a miopia e sua cirurgia corretiva, confira:

Veja também: Enxaqueca | Saiba tudo sobre os sintomas e como aliviá-la

O que é miopia?

óculos com visão embaçada - cirurgia de miopia

A miopia é um distúrbio onde os olhos enxergam com clareza objetos que estão próximos, mas não os que estão distantes. Fazendo com que a imagem fique nebulosa.

A condição pode ser desenvolvida tanto de maneira gradual quanto de um modo rápido

Isso acontece por conta de um distúrbio de refração, em que os raios luminosos formam o foco antes da retina. Ela pode ter várias causas, mas frequentemente é por conta do alongamento do eixo anteroposterior que o olho míope apresenta. 

Consequentemente, isso acaba impedindo que a pessoa tenha uma visão nítida de objetos que estão mais distantes.

Os tratamentos mais comuns para isso são óculos e lentes de grau, com alguns pacientes optando pela cirurgia de correção.

O que é a cirurgia de miopia

A cirurgia refrativa com Excimer Laser, mais conhecida como Cirurgia de correção para miopia, é um procedimento realizado para corrigir o grau dos olhos. 

Apesar do nome pelo qual é conhecido, esse procedimento serve tanto para a correção de miopia quanto para a correção da hipermetropia e astigmatismo.

Amplamente, a cirurgia refrativa é uma subespacialidade da oftalmologia que trata das opções cirúrgicas ou qualquer tipo de cirurgia ocular que é feita com o objetivo de melhorar o estado refracional do olho.

Essas cirurgias são tipicamente realizadas para se eliminar ou reduzir a necessidade de correção visual por uso de óculos e/ou lentes de contato.

Quais são os pré requisitos para essa cirurgia

Caso você faça parte do grupo de pessoas que é indicada a fazer a cirurgia refrativa, o médico irá te pedir que pare de usar lentes de contato, tanto as rígidas, quanto as gelatinosas, variando de 1 semana a 6 meses.

Isso é solicitado pois as lentes podem interferir na curvatura da córnea.

Entre os requisitos temos também:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter a refração estável nos 12 últimos meses;
  • Não apresentar contradições nos exames complementares;
  • Não ser gestante;
  • É de extrema importância que a pessoa esteja motivada a fazer a cirurgia;

Veja abaixo alguns exames que podem ser solicitados pelo seu médico antes da cirurgia:

  • Exame do grau;
  • Topografia da córnea (exame que avalia a curvatura da córnea);
  • Paquimetria (É o exame que mede a espessura da córnea);
  • Exame de mapeamento da retina;

Quais são os prós e contras da cirurgia de miopia?

Prós

  •  O procedimento tende a ser muito rápido. Normalmente, esse tipo de cirurgia dura cerca de 15 a 20 minutos. A pessoa não sente dor alguma durante todo o processo, recebendo uma anestesia local por meio de um colírio, além de não precisar de contato direto com o olho.
  • O laser é aplicado diretamente na córnea, sem precisar de cortes ou incisões.

Contras

  • O único “contra” seria o planejamento financeiro, pois a cirurgia tem um custo não tão barato.

Também pode te interessar: Desvio de Septo | Planos de Saúde cobrem esse procedimento?

As consultas periódicas com um oftalmologista e outros especialistas da saúde é uma ótima maneira de manter sua saúde em dia.

Considerando que o sistema de saúde público é precário e que as consultas demoram muito tempo, a melhor opção é contar com um plano de saúde. Faça agora mesmo uma simulação gratuita com nossa equipe e garanta atendimento de qualidade para você e sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar