Cólica em bebê: saiba até quando elas acontecem e como aliviá-las

Uma das coisas que pode ser considerada um verdadeiro pesadelo para os pais é a cólica em bebê. Responsáveis por deixarem os recém-nascidos com dor e irritados, elas podem tirar o sono de muitos pais.

Mesmo sendo uma situação desesperadora, existem algumas estratégias que servem para se ter um alívio dessa dores e até diminuir as crises. Saiba como no artigo feito pela equipe do Plano de Saúde Populares.

Veja também: Conheça a infraestrutura e especialidades atendidas pelo Hospital Pro Matre

Cólica em bebê – Entenda o que é

Homem dando banho em recém-nascido - cólica em bebê

Ela pode ser definida por meio de um choro que é intenso, alto, que pode ser seguido por horas ou por dias, sem que se tenha alguma razão para tal, o que pode ser um desafio para os pais.

As cólicas podem começar desde a primeira semana de vida ou acontecer em algum momento do dia ou da noite. Não há explicação para que alguns bebês possam ter cólicas e outros não.

Há algumas suposições, de que essas cólicas de alguns bebês, possam acontecer ao nascer com os sistemas gastrointestinal ou nervoso central mais imaturo e sensível, por um processo de formação desses sistemas, que ainda não estão completos, com muitos movimentos intestinais, que provocam os gases e as dores dessas cólicas.

Como elas podem ser aliviadas

Para aliviar essas cólicas se mantenha tranquilo, dando colo e carinho para o bebê. Na hora que ele chorar, deite-o de bruços, para o embalar nos braços, colocando a barriguinha dele em contato com o seu abdômen, dando calor e aconchego.

Esquente também um paninho no ferro ou coloque uma bolsa térmica quente, envolvendo com um pano para não queimar a superfície da pele.

Durante as crises de cólica, procure ficar em um ambiente que seja bem aconchegante, de preferência à meia-luz, colocando também uma música relaxante, evitando amamentar, para que a sucção não estimule as contrações intestinais.

Outra dica é fazer movimentos circulares no sentido horário do abdômen e ao redor do umbigo, passando a mão com óleo de amêndoa, para estimular bebe a soltar os gases.

Alguns exercícios, com a perninha do bebê, também podem ser úteis para a liberação dos gases, deitando o bebê de costas e com flexões em suas perninhas sobre o seu próprio abdômen.

Não há medicamentos para o tratamento de cólicas, porém a homeopatia pode oferecer algumas soluções para acalmar o bebê. O ideal é manter a calma e dar colo ou carinho.

A permanência dessas cólicas

Na maioria dos casos, a cólica em bebê, podem começar entre a primeira ou segunda semana de vida. Cada organismo pode funcionar de um jeito e muitos deles podem até não ter cólicas.

Contudo, ao completarem 3 ou 4 meses, os mecanismos dos movimentos intestinais de um bebê atingem a maturidade e o bebe deixa de sentir as cólicas.

Também pode te interessar: A importância de ter um plano para recém-nascido

O cuidado com os recém-nascidos precisa ser redobrado, afinal, eles podem ser afetados por diversas enfermidades. Com isso em vista, é extremamente importante garantir atendimentos hospitalares imediatos e com profissionais qualificados.

Faça uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta a saúde e o conforto do seu bebê.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp