Conheça alguns tipos e descubra os principais benefícios da pimenta

Um dos temperos mais populares do mundo, a pimenta também traz grandes reforços ao nosso organismo

As pimentas circulam pelo mundo há muitos séculos, sendo um dos produtos mais procurados na época das grandes navegações. Original do continente americano, elas eram tipicamente cultivadas na região onde hoje se localiza o México, mas também podia ser encontrada no Peru e na Bolívia. Com o passar dos anos, novas espécies foram sendo descobertas e cultivadas em todo o mundo.

Até o começo da década de 1990 o Brasil era o maior produtor de pimenta do mundo, mas nos anos seguintes acabou sendo ultrapassado por tailandeses, mexicanos e indianos. Mesmo assim, o fruto ainda é um dos temperos mais comercializados em nosso país.

Além de ser parte importante de centenas de receitas, as pimentas também trazem benefícios importantes para a nossa saúde. Abaixo você confere alguns deles juntamente com uma descrição sobre os tipos mais populares do tempero.

A pimenta melhora a saúde do coração

Provavelmente o benefício mais conhecido dessa lista seja o impacto positivo que as pimentas trazem ao nosso coração. Diversas pesquisas feitas em diferentes partes do mundo concluem que uma dietas que envolvam o fruto melhoram a saúde do órgão e reduzem os riscos de problemas cardiovasculares.

O alimento contribui para no controle da pressão arterial e na vasodilatação, além de fortalecer as células que compõe as artérias .

Possui ação anti-inflamatórias

As pimentas também possuem propriedades que incentivam a liberação de endorfina no corpo, com isso, inflamações e dores em um geral são combatidas com mais facilidade pelo nosso organismo. Além disso, esses nutrientes também funcionam como descongestionantes nasais, aliviando os sintomas da rinite.

A pimenta regula os níveis de colesterol

As propriedades antioxidantes da pimenta também contribuem para a redução do LDL, o famoso colesterol ruim. Essa redução é de suma importância para o corpo, já que facilita a circulação sanguínea e, consequentemente, a chegada de nutrientes em todas as partes do organismo.

Pode ajudar no emagrecimento

A já citada endorfina também possui um efeito de aumentar a saciedade do corpo após as refeições. Isso significa que nosso organismo demora mais até sentir vontade de comer de novo. Portanto, de uma forma indireta a pimenta ajuda no emagrecimento, já que comendo menos, a chances de perda de peso é maior.

A pimenta também aumenta o bem-estar do corpo

A endorfina novamente retorna em mais um benefício, e este está ligado diretamente ao sabor picante da pimenta. A sensação de ardência faz o cérebro liberar mais células de endorfina e as mantém por mais tempo no corpo, aumentando o fluxo sanguíneo e a sensação de bem-estar. Por isso é recorrente ouvir pessoas dizerem que consumir pimenta é ao mesmo tempo ‘bom e ruim’.

Tipos de pimenta

Hoje existem no mundo cerca de 30 tipos diferentes de pimenta, e por mais que o objetivo delas seja parecido (trazer um sabor picante para as refeições) as características e usos podem variar. Confira abaixo algumas delas:

  • Pimenta-do-reino: uma das mais utilizadas na culinária, ela pode apresentar colorações diferentes e ser consumida tanto moída ou em grãos. Usada como condimento para diferentes receitas e para preservar carnes.
  • Pimenta-malagueta: possui um nível de ardência um pouco acima da média e é usada principalmente em molhos de refeições.
Pimenta
  • Pimenta jalapeno: com um sabor mais adocicado, é utilizada principalmente em molhos como o chipotle.
  • Pimenta dedo-de-moça: pode ser utilizada tanto em receitas doces quanto salgadas, usada principalmente em combinação com peixes, camarões e outros frutos do mar.
Pimenta

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp