Conheça todos os detalhes e serviços oferecidos pelo convênio médico Unimed

Presente no Brasil desde 1975, o convênio médico da Unimed está entre os mais conhecidos da área

A Unimed é um grande sistema de cooperativas médicas espalhadas por todo o Brasil. Essa enorme cobertura, aliada com uma vasta lista de médicos e profissionais de saúde especializados fazem os planos da empresa serem alguns dos mais procurados do Brasil.

Porém, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o funcionamento de tais planos. Quais tratamentos eles cobrem? Onde eles são aceitos? Qual plano é o melhor para mim?

Para responder essas e outras perguntas, preparamos esse artigo completo com todas as informações que você precisa saber sobre o convênio médico Unimed!

Convênio médico Unimed

Como funciona o convênio médico Unimed?

Os convênios médicos/planos de saúde começaram a ser comercializados a partir da carência e deficiência do sistema de saúde pública. Devido a essa escassez de serviços básicos de saúde, surgiram empresas privadas que se empenharam para oferecer tais serviços aos clientes.

Assim, os usuários podem escolher quais planos desejam contratar de acordo com a necessidade deles. Muitas pessoas consideram os planos de saúde caros, mas isso se deve ao fato de que os procedimentos, tratamentos e cirurgias inclusas em um plano, são custosos, por isso é preciso que seja dividido as despesas com o usuário.

Quem pode contratar um convênio?

A pessoa ou empresa que deseja contratar um plano de saúde, pode se dirigir até a empresa responsável pelos planos e cotar o preço desse serviço.

Convênio médico Unimed – Pessoa Física

Quando uma pessoa acima de 18 anos que deseja fazer um plano de saúde Unimed individual ou familiar em seu próprio nome, irá aderir à contratação de um plano de pessoa física. Para isso, basta apresentar os seguintes documentos na empresa ou corretora de convênios médicos:

  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão de casamento (se houver)
  • Certidão de nascimento dos filhos (se houver)

A empresa irá analisar os dados informados e assim elaborará o contrato referente ao plano de saúde contratado.

Convênio médico Unimed – Pessoa Jurídica

É quando uma empresa – independentemente do seu tamanho – decide contratar um plano de saúde para seus funcionários.

A ideia é que quanto mais pessoas aderem ao plano empresarial, mais barato ele fica, assim os custos com o plano de saúde. Os documentos necessários para fazer o plano de saúde empresarial são:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência ou do estabelecimento da empresa;
  • CNPJ;
  • Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (como forma de comprovante de renda);

O que o convênio médico Unimed cobre?

Antes de mencionarmos especificamente os serviços que fazem parte da cobertura dos planos, é necessário explicar sobre a que existência de um rol de procedimentos obrigatórios para todos os convênios médicos do Brasil, instituídos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Essa lista de procedimentos é atualizada a cada dois anos, de modo a alinhar a necessidade dos usuários com os profissionais e empresas que representam os planos de saúde.

Sendo assim, todos os convênios médicos Unimed devem cobrir principalmente:

  • Consultas médicas de rotina;
  • Exames laboratoriais, de imagem, ressonância e tomografia;
  • Obstetrícia;
  • Procedimentos, tratamentos, consultas e cirurgias odontológicas;
  • Cirurgias;
  • Atendimentos de urgência e emergência nas primeiras 24 horas de contratação do plano;

É importante lembrar que a cobertura de alguns procedimentos mais específicos variam de acordo com o plano escolhido.

Como escolher o mais adequado para você?

Em primeiro lugar é necessário esclarecer quem está apto para contratar um convênio médico.

Pessoas físicas a partir de 18 anos completos podem fazer o plano da Unimed, bem como pessoas jurídicas que queiram trazer esse benefício a seus funcionários.

Primeiramente, deve-se considerar as necessidades de cada pessoa ou empresa, definindo principalmente:

  • O número de pessoas que farão parte do plano, incluindo titulares e dependentes;
  • Se o plano será feito por pessoa física ou jurídica
  • A idade média dos usuários
  • Os exames, consultas e procedimentos que o plano cobre
  • As cidades ou Estados que são atendidos pelo plano

Considerando essas informações principais, é hora de saber a diferença entre os planos e qual deles é o melhor para você. Vale lembrar que dentro das categorias abaixo, há planos com diferentes preços que possuem diferentes benefícios.

Existem, por exemplo, planos básicos ambulatoriais com ou sem internação na enfermaria, ou quarto particular. Também estão disponíveis os convênios médicos completos, que incluem diversos procedimentos, cirurgias e até mesmo tratamentos como fisioterapias, acupuntura, odontologia, entre outros.

Individual ou familiar

Como o nome mesmo diz, é um plano destinado a apenas uma pessoa ou família. Conta com o atendimento de todos os procedimentos obrigatórios inclusos no rol da ANS, bem como as consultas com hora marcada, exames diversos, sessões de fisioterapia, procedimentos cirúrgicos, dentre outros.

Empresarial

Destinado aos empresários de pequeno e grande porte, esse plano abrange tanto consultas e exames simples, como até cirurgias e procedimentos específicos, tendo abrangência nacional, regional ou municipal.

Onde os planos são aceitos?

O convênio médico Unimed é aceito em todo o Brasil, tendo mais de 2.300 hospitais credenciados e 126 hospitais próprios espalhados por território nacional.

Alguns hospitais são exclusivos de certos planos, mas o foco da Unimed é ter diversos pontos de atendimentos estaduais e municipais. Isso resulta em atendimentos mais rápidos e próximos da população.

Tabelas de preços atualizadas

O rol de procedimentos obrigatórios exigidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS pode sofrer alterações de acordo com a necessidade, por isso as empresas de plano de saúde devem acatar às atualizações e repassar as mudanças aos usuários.

Por isso, periodicamente são atualizados os preços e as tabelas referentes aos convênios médicos.

Confira abaixo a tabela de preços dos planos individuais/familiares:

Vale lembrar que os planos empresariais exigem um orçamento mais detalhado, considerando fatores como o tamanho da empresa e o número de funcionários. Para saber mais informações basta entrar em contato com um corretor.

Planos com ou sem coparticipação?

São planos que abrangem todos os benefícios dos outros citados, porém, a mensalidade deles é mais barata. Isso de deve ao fator de coparticipação, que nada mais é do que dividir os custos dos procedimentos e abrangência dos planos com o usuário, gerando assim uma parcela bem mais em conta a se pagar.

Reembolsos

São feitos quando os usuários do plano precisam fazer algum procedimento ou consulta de emergência e a rede de saúde onde estão não aceitam ou não cobrem o plano de saúde dele.

Assim, o usuário paga o procedimento ou consulta do próprio bolso, guarda o recibo ou nota fiscal e apresenta na empresa do seu plano de saúde para que seja feito o reembolso do valor pago.

Mas atenção: o reembolso deve ser solicitado dentro do prazo de um ano a contar da data do procedimento realizado.

Contato para contratação do convênio médico Unimed

Para entrar em contato com a central da Unimed, basta ligar pelos telefones:

  • WhatsApp: (11) 3268-7020

Cobertura

O convênio médico Unimed oferecem uma ampla rede de atendimento, credenciado com vários profissionais da saúde, laboratórios, consultórios, clínicas e muito mais.

Basta que o usuário consulte diretamente pelo telefone, WhatsApp ou site da empresa, todas a dúvidas que ele tenha em relação a cobertura do seu plano de saúde.

Redes credenciadas pelo convênio médico Unimed

A Unimed possui uma vasta rede de atendimentos credenciados de saúde aos seus usuários, para atendê-los cada vez melhor. Basta que o indivíduo ou empresa que contratou um dos planos da Unimed consulte no site da empresa ou diretamente em sua sede quais são os estabelecimentos credenciados com o plano.

Como funciona a carência no convênio médico Unimed?

Cada operadora de plano de saúde possui o próprio sistema de carência em algum procedimento, consulta ou atendimento geral ao usuário. Conheça quais são os principais períodos de carência da Unimed:

  • 24 horas para urgência e emergência;
  • 30 dias para a realização de exames, consultas e terapias;
  • 90 dias para a realização de exames de diagnóstico específicos;
  • 180 dias para internações, procedimentos complexos e casos que não são pré-existentes;
  • 300 dias nos casos de parto e consultas obstétricas;
  • 720 dias para internações e procedimentos complexos para tratar doenças pré-existentes;

Caso uma pessoa possua a carência de um outro plano de saúde e queira aproveitar esse período para contratar os planos da Unimed, deverá então entrar em contato com a empresa para saber se eles aceitam essa portabilidade de carência de um plano de saúde para o outro.

Nos casos de empresas que possuem o plano para pessoa jurídica, a maioria deles não precisa cumprir nenhum tipo de carência para usufruir os benefícios do plano.

Internação

Caso o usuário precise utilizar os serviços de internação de urgência e emergência do plano de saúde, ele deverá fazê-lo dentro de 24 horas após a contratação do plano.

Cobertura de cirurgias pelo convênio médico Unimed

As cirurgias de parto devem ter uma carência de 300 dias nos convênios médicos da Unimed. Já outras cirurgias de grande porte devem passar pela avaliação do médico credenciado da rede Unimed para se ter a certeza da cobertura sobre o precedimento.

Autorização

As consultas e exames de rotina não precisam de autorização para serem executados, apenas as cirurgias de grande porte. Partos, tratamentos, terapias e procedimentos precisam de autorização da rede de plano de saúde, emitindo um documento por escrito.

Possíveis negativas dos convênios médicos Unimed

Existem casos onde os usuários precisam utilizar os serviços de saúde contratados pelo plano, porém, a operadora se nega a autorizá-los, mesmo que eles estejam em dia com a mensalidade.

Nesses casos, é preciso que o usuário entre em contato com a sua operadora de plano de saúde e verifique a possibilidade de reverter a situação de acordo com a ANS.

Declaração de Imposto de Renda

Anualmente, os brasileiros necessitam declarar o imposto de renda de pessoa física e jurídica.

Os convênios médicos também devem ser declarados por meio do informe de rendimentos emitido pela operadora de plano de saúde, para que as despesas sejam abatidas e o indivíduo consiga pagar menos imposto.

Legislação

Todos os convênios médicos devem ser devidamente regulamentados pela ANS e os demais órgãos de saúde competentes do país, Estado, cidade ou município.

Cancelamento dos convênios médicos Unimed

É possível cancelar qualquer plano de saúde Unimed. Por isso, basta o usuário entrar em contato com a operadora e assim solicitar o cancelamento do mesmo.

Se após conhecer todos esses benefícios você ficou interessado em fazer uma cotação desse plano, acesse agora o Simulador de planos da Unimed e faça uma rápida simulação, você receberá em instantes todos os valores e condições sem precisar sair de casa!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp