Conheça o vírus do herpes, os sintomas e como combater o problema

O herpes é um problema que pode se manifestar em várias partes do corpo

O herpes é um vírus que causa uma infecção que pode atingir várias partes do corpo, mas que se concentra especialmente na boca, rosto ou regiões genitais. Por ser extremamente presente em todos os países, estima-se que cerca 90% da população mundial tenha o vírus presente em seu organismo, mas apenas cerca de 15% das pessoas sofre efetivamente com o problema.

Mesmo sendo comum, ainda é um problema que causa muito constrangimento e vergonha. Por mais que seja fácil se prevenir do problema, situações de descuido podem ser suficientes para que o herpes se desenvolva.

Por isso é muito importante saber as formas de transmissão e sintomas do vírus, para prevenir e cuidar da melhor maneira possível. Confira tudo a respeito do problema logo abaixo.

Herpes

Sintomas do herpes

Os sintomas do herpes surgem quando a infecção já está praticamente toda desenvolvida, e são marcados por algumas características como:

  • Bolhas vermelhas e feridas
  • Coceira
  • Formigamento da pele
  • Dores na região afetada
  • Vermelhidão

Esses sintomas podem se manifestar em diferentes áreas do corpo. É mais comum o herpes surgir na região da boca e nas partes íntimas, mas também pode se manifestar na barriga ou no tórax.

Para contrair a infecção é preciso ter contato com uma pessoa infectada, e isso pode acontecer de diversas maneiras. A mais comum é colocar a mão suja o rosto ou nas partes íntimas, levando o vírus diretamente para locais onde ele pode se desenvolver com facilidade.

Contatos diretos também são responsáveis por transportar o vírus para dentro do organismo. Beijos na bochecha ou na boca e relações sexuais desprotegidas estão entre as maiores pontes para o contágio.

Tratamento

O herpes não possui uma cura específica, e o tratamento é realizado a partir o diagnóstico e da gravidade do problema. Normalmente o foco é utilizar medicamentos que diminuam os sintomas da infecção até o corpo conseguir combate-la completamente. Pomadas são uma ótima alternativa.

O ideal é prevenir que o vírus consiga êxito na tarefa de infectar nosso corpo, e alguns hábitos rápidos do dia a dia podem ser muito importantes para isso. Lavar e higienizar as mãos com álcool em gel são duas das melhores opções para impedir o desenvolvimento do problema.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde que que previna esse tipo de problema a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp