Conheça os principais benefícios que o leite traz à nossa saúde

Uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, o leite ajuda nosso corpo de diversas formas

O leite é uma bebida muito consumida e adorada pelos brasileiros. Podendo ser consumido puro, em conjunto com outras bebidas ou em receitas tanto salgadas quanto doces, é difícil imaginar uma rotina sem a sua presença.

Além disso, ele também possui uma grande variedade de derivados como: queijos, iogurtes, requeijões, manteigas, cremes, dentre outros. Fica evidente que o leite é muito presente no nosso dia a dia, mas além dos sabores, ele também traz muitos benefícios à saúde.

Confira abaixo os principais.

Leite

O leite fortalece os ossos

Um dos benefícios mais conhecidos do leite é a sua riqueza em cálcio, que auxilia muito na manutenção dos ossos. O consumo frequente da bebida pode prevenir a falta de minerais e fortalecer a saúde óssea, além de reduzir consideravelmente as chances do surgimento de doenças como a osteoporose.

Contribui para o ganho de massa muscular

Por ser uma grande fonte de proteínas, o leite é um grande aliado da recuperação muscular após atividades físicas. A união das proteínas do soro do leite e da caseína com os aminoácidos resultam em um ganho de massa muscular a longo prazo.

O leite auxilia no controle da diabetes

Além de ser rico em minerais, o leite também possui uma grande quantidade de aminoácidos derivados de suas proteínas. Esses nutrientes tem relação direta com o metabolismo do organismo, controlando os níveis de glicemia e promovendo a ação da insulina. Assim as taxas de açúcar no sangue são estabilizadas.

Ajuda no emagrecimento

Diversos estudos mostram que pessoas que consomem leite frequentemente possuem uma menor predisposição a obesidade. Isso acontece pois a alta taxa de cálcio presente na bebida incentiva a eliminação de gorduras através das fezes. Além disso o leite também contribui para a sensação de saciedade. Mas é importante lembrar que ele sozinho não realiza nenhum milagre, é preciso combiná-lo com uma dieta balanceada e exercícios físicos.

O leite ajuda a combater alguns tipos de insônia

Um aminoácido presente na bebida que é muito importante em nossas noites de sono é o triptofano. Ele induz nosso organismo a dormir e combate insônias leves e moderadas que nos deixam acordados durante a madrugada. O leite também possui a serotonina, um nutriente vital para o descanso do organismo.

Auxilia no crescimento

Um dos benefícios mais conhecidos do leite é seu grande auxilio no crescimento. O cálcio mais uma vez é um dos protagonistas, já que é considerado o mineral que mais contribui para o crescimento dos ossos. O consumo da bebida por crianças e adolescentes é muito recomendado para que não haja um retardamento do alongamento do corpo.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp