Coronavírus | Cuidados especiais com pessoas do grupo de risco

A pandemia do Coronavírus é uma triste realidade para as pessoas de todo o mundo. Como se não bastasse o alto grau de infecção do vírus, ainda existem pessoas que estão mais propensas ao falecimento caso o contraiam, o chamado grupo de risco.

Hoje, a equipe do Plano de Saúde Populares irá te ensinar alguns cuidados especiais que devem ser tomados para tentar deixar as pessoas do grupo de risco mais seguras e evitar que elas se contaminem, confira:

Veja também: Veja os medicamentos que devem ser evitados em casos de coronavírus

Qual é o grupo de risco do Coronavírus 

Mulher idosa tossindo - coronavírus

O grupo de risco do Coronavírus é composto por pessoas que tenham mais de 60 anos e as que tenham diabetes, hipertensão, doença renal crônica ou asma. Elas apresentam maiores chances de ter complicações e vir a óbito. 

Aqueles que são hipertensos apresentam uma grande associação entre essas duas doenças. Os portadores do diabetes do tipo 2 apresentam uma maior possibilidade de agravamento de várias infecções, pois o sistema imunológico fica mais fragilizado. 

Doenças respiratórias, como a asma, dificultam a respiração, ajudam a acumular secreção nos pulmões e aumenta a falta de ar.

Quem tem doença renal crônica faz parte do grupo de risco, pois são os rins que fazem a filtragem do sangue. O sangue tem uma grande atuação na nossa imunidade e ajudam a proteger os outros órgãos de problemas, como infecções. 

Contudo, são os idosos que mais sofrem e apresentam maior suscetibilidade às complicações. Isso acontece, porque, nessa fase da vida, o nosso sistema imunológico passa por diversas alterações. 

Outros problemas que estão associados as complicações são: obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), imunodepressão e enfermidades hematológicas

Cuidados que o grupo de risco deve ter com o coronavírus

Apesar do isolamento social, aqueles que fazem parte do grupo de risco devem ter alguns cuidados especiais. Boa parte dessas pessoas passam por acompanhamento nos sistemas de saúde.

Parar de fazer esses tratamentos não é recomendado, porque pode haver algum tipo de agravamento ou regressão de um quadro clínico que já estava estabilizado. Quem precisa desse acompanhamento deve continuar a fazer as suas consultas e exames.  

Por isso, as unidades de saúde devem proporcionar toda a segurança necessária para continuar com o tratamento daqueles que precisam. Os profissionais desses locais devem fazer agendamentos nos ambulatórios e consultórios para que haja o mínimo possível. 

Porém, quando não é preciso do acompanhamento contínuo e a pessoa não sente nada de diferente, o melhor é manter a medicação já receitada e permanecer no isolamento. Também, é possível entrar em contato com o médico pelo telefone. 

Cuidados em casa para se proteger do coronavírus

Os principais cuidados que quem está no grupo de risco deve ter são: 

  • Se manter isolado o máximo possível; 
  • Ficar longe de qualquer pessoa que manifeste qualquer sintoma semelhantes ao da gripe; 
  • Procurar lavar e manter as mãos limpas constantemente, mantendo-as sob a água por pelo menos 20 segundos; 
  • Se manter ativo, fazendo atividades físicas; 
  • Manter uma alimentação saudável; 
  • Beber bastante água para se manter bem hidratado; 
  • Dormir bem para manter as defesas do corpo ativas. 
  • Se alguém na casa não estiver cumprindo o isolamento, por causa do trabalho ou outros motivos, evite ficar próximo das pessoas do grupo de risco. Faça refeições em outros horário e sempre tome os cuidados certos de higiene ao sair e ao chegar.

Atividades mais saudáveis 

Durante a quarentena, é importante manter atividades saudáveis, evitando ficar alcoolizado e fumar. Algumas atividades que podem ajudar a manter a mente mais relaxada no isolamento são: ler, escrever, pintar, costurar e muitas outras. 

Também é importante evitar o estresse e a ansiedade.

Também pode te interessar: Enfermeiro virtual pode dizer se você está infectado por coronavírus ou não

Em tempos de pandemia, precisamos mais do que nunca contar com o atendimento de profissionais qualificados e dos melhores hospitais e clínicas. Por isso, faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares.


Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar