Dor nas costas frequente pode ser sinal de problemas de saúde mais sérios; confira aqui

Quando a dor nas costas passa a ser recorrente e aguda, é preciso ficar atento para alguns problemas

Todos nós em algum momento já sofremos de dores que afetam a região das costas, e em uma porcentagem grande dos casos ela é causada por problemas simples como cansaço ou má postura. No entanto, quando essa dor se torna frequente e o nível da dor passa do normal, é necessário procurar um médico.

Isso por que ficar com as costas doloridas podem indicar que algo não está funcionando corretamente dentro do nosso organismo. Por mais que estejamos falando da parte de trás do corpo, ela pode refletir sintomas relacionados a qualquer órgão que esteja localizado no tronco.

Além de lesões musculares, regiões como os rins e os pulmões também podem manifestar problemas que os atingem através de dores fortes nas costas. Confira abaixo mais alguns exemplos do que esse forte incômodo na região traseira do corpo pode significar.

dor nas costas

Dor nas costas pode ser problemas nos rins

Os rins estão localizados próximos da parte de trás do corpo, por isso caso eles estejam apresentando problemas as dores nas costas podem aparecer. O mais comum são dores fortes resultantes de pedras presentes no órgão, que também podem causar cólicas e outros sintomas. Nesse caso é recomendado procurar um médico o mais cedo possível, para que exames sejam feitos e o cálculo removido com rapidez.

Também existem casos onde infecções de urina mais potentes deixem os rins debilitados, também levando a dores nas costas mas em uma escala menor quando comparadas às pedras.

Doenças respiratórias

Nossos pulmões são grandes órgãos localizados atrás das costelas, e todo esse aparelho respiratório também se entende até a parte de trás do corpo. Quando respiramos, quase todos os músculos presentes tanto no abdômen quanto na coluna são esticados. Por isso quando algum problema atinge os pulmões, as dores nas costas passam a sinalizar que algo está errado.

A recomendação é procurar um médico imediatamente para que a causa do problema seja solucionada. Também é importante reparar em outros sintomas como tosse, dificuldade para respirar e falta de ar.

Lesões musculares também são uma causa comum de dor nas costas

Uma das causas mais comuns para dores nas costas são lesões musculares provenientes de exercícios físicos ou esforços exagerados. Uma série mais puxada, levantar um objeto pesado da forma incorreta ou até mesmo ficar horas em uma posição que não favorece a postura, todos esses são possíveis fontes do desenvolvimento de lesões nos músculos das costas.

Existem soluções caseiras para esse tipo de dor, com a mais popular sendo colocar uma compressa quente no local e mantê-la por pelo menos meia hora. Outros métodos como a aplicação de pomadas anti-inflamatórias e leves alongamentos são importantes para a recuperação dos músculos.

Hérnia de disco

Comum em pessoas acima dos 40 anos de idade, a hérnia é conhecida por aparecer depois que a coluna é forçada por muito tempo a exercer a mesma posição. Normalmente ela aparece no meio das costas, mas também é comum se manifestar para a região das costelas, pernas e glúteos.

Soluções de curto prazo para aliviar a dor momentaneamente podem ser compressas quentes e massagens leves no local. No entanto é recomendado procurar um especialista e realizar exames para determinar a gravidade do problema, que pode ter diferentes soluções que vão desde remédios até fisioterapia.

Dor no nervo ciático

O nervo ciático é o maior do corpo humano, tendo início na coluna e indo até os pés, e todo esse tamanho pode resultar em uma tremenda dor caso algum problema atinja essa região. Uma inflamação no nervo pode resultar em dores no fundo das costas, nos glúteos e na parte inferior das pernas, podendo resultar em dificuldades para andar e se manter de pé.

Por ser um problema mais grave, é recomendado a visita a um médico assim que os primeiros sintomas se manifestarem. Os tratamentos são parecidos com o da hérnia de disco, muitas vezes envolvendo remédios e fisioterapia.

Gravidez

A sobrecarga da coluna é comum em mulheres grávidas, principalmente nos últimos meses de gestação. No entanto caso a dor seja muito frequente e venha acompanhada de outros sintomas como a falta de ar, o ideal é procurar um médico para identificar o problema. O uso de analgésicos pode ser uma das soluções sugeridas pelo médico caso a dor seja resultado de força excessiva na coluna.

É importante relatar a dor com detalhes para que o médico leve em conta vários tipos de problemas, fazendo o diagnóstico ser o mais preciso possível.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, o ideal é consultar médicos especialistas no assunto. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp