Entenda o que é endometriose e se ela causa infertilidade

Você sabia que a endometriose é uma doença que pode atingir as mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a última?

Então, esse diagnóstico, geralmente, acontece quando a paciente tem em torno dos 30 anos.  

A endometriose é um processo inflamatório causada pelas células do endométrio anormais, que migram para o sentido oposto do organismo e causam uma inflamação.

Antes de aprofundarmos com a leitura, leia o assunto a seguir:  Candidíase | Para essa infecção, existe sim tratamento! Esse tema envolve cuidados com a saúde feminina.

Confira agora mais detalhes sobre a doença:

O que é endometriose ?

Endometriose

A endometriose acontece por causa do tecido chamado “endométrio”, que reveste o útero. Quando não ocorre a gravidez, no final do ciclo menstrual, ele descama e é expelido pela menstruação.

No caso de endometriose, células do endométrio migram para o sentido oposto, saindo pelas trompas e caindo no organismo, gerando um quadro de inflamação.

Os sintomas mais comuns são: dor e infertilidade. Cerca de 20% das mulheres têm apenas dor, 60% têm dor e infertilidade, e 20% apenas infertilidade.

Em alguns casos, as mulheres sofrem de dores incapacitantes e outras não sentem nem se quer um sintoma.

Mas, fique atento aos sinais abaixo:

  • Dificuldade para engravidar e infertilidade
  • Cólicas menstruais intensas
  • Dor durante as relações sexuais
  • Fadiga crônica e exaustão
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular

Tratamento da endometriose

O primeiro passo do tratamento é investir em um plano de saúde, pois em momentos como esse, garantir uma boa assistência e se proteger é algo indispensável.

E, sabe com quem você pode contar? Claro, que é com Plano de Saúde Populares, nós oferecemos os melhores preços e as principais operadoras do Brasil.

Agora, vamos para o segundo passo, caso esteja com endometriose, você encontra dois tipos de tratamento: o procedimento cirúrgico ou anticoncepcionais.

Cirúrgico

O procedimento mais comum é a videolaparoscopia, que pode ser realizada em qualquer estágio da doença, principalmente, para diagnosticar o número de lesões, aderências, a obstrução tubária para curar a enfermidade.

Além de limpar o seu organismo dos pequenos focos.

Em casos mais avançados, o indicado é a cirurgia laparoscopia, em que é possível eliminar as complicações que a doença pode trazer, como cistos.

Nesse processo não é descartável a possibilidade de remover os órgãos pélvicos afetados pela enfermidade.

E, dependendo da gravidade, existe a possibilidade de o tratamento ser feito por laparoscopia, com laser.

Contraceptivos

A endometriose é uma doença causada pelas células do endométrio que caem no organismo durante a menstruação da mulher.

Portanto, o meio mais eficaz para que não ocorram outros focos de endometriose no organismo é suspendendo a menstruação.

Desse modo, mesmo com a cirurgia, o indicado é utilizar métodos contraceptivos para que a mulher não menstrue.

Medicamentos

Os medicamentos são utilizados para diminuir a dor. Os comuns para a endometriose, são: analgésicos, anti-inflamatórios, análogos de GNRh, danazol e dienogeste.

Mas, lembre-se antes de consultar o seu ginecologista.

Endometriose causa infertilidade?

Segundo o Dr. Dauzio Varella, a endometriose é uma das causas de infertilidade, mas, isso não quer dizer que toda mulher que tem endometriose será infértil.

A infertilidade ocorre quando as células do endométrio caem no organismo, elas podem grudar em alguns órgãos e até mesmo, grudar um órgão no outro.

Quando isso acontece, a mulher precisa tirar essas células e, durante a cirurgia, pode ser necessário a retirada de parte desses órgãos, ou até mesmo, eles inteiros, como úteros e ovários.

Mas, isso dependerá do avanço da doença! Quando a doença está no início, o indicado é fazer a videolaparoscopia para eliminar os pequenos focos e, assim, a mulher consegue engravidar.

Quer saber mais? Assista agora o vídeo do Dr. Drauzio Varella:

Gostou? Continue acompanhando o blog do Plano de Saúde Populares, estamos sempre a sua disposição.

Não perca tempo e faça uma cotação conosco, é gratuito, não custa nada!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar