Veja dicas para combater as estrias durante o período da gravidez

A gravidez é um período mágico e muito aguardado por muitas mulheres, no entanto, ela pode acabar deixando algumas marcas permanentes no corpo, tais como as temidas estrias.

Se você está grávida ou se preocupa com a possibilidade do aparecimento de estrias após esse período, a equipe do Plano de Saúde Populares preparou um artigo especial que pode te ajudar, confira:

Veja também: Bebê prematuro | Conheça os riscos e cuidados especiais

O que são as estrias?

mulher grávida com estrias na barriga - gravidez

Primeiro de tudo, você deve entender o que são essas linhas em seu corpo.

A estria é a ruptura das fibras colágenas. Quando essas fibras se rompem, causam essas faixas vermelhas ou esbranquiçadas em seu corpo.

Quais são as causas?

Estria na gestação é algo muito temido pelas mulheres em geral, independentemente da idade, se é de primeira viagem ou não, mas como evitar?

O principal fator que as grávidas têm que observar e cuidar é o ganho de peso na gravidez. Isso está diretamente relacionado ao aparecimento das estrias, ou seja, quanto mais peso a mulher ganhar, maior o risco que ela acabe cheia de estrias no corpo.

Grávidas que ganham em média 14/15 quilos durante a gestação, já correm esse risco.

Um outro fator importante que está ligado também a isso é a questão do estiramento da pele, ou seja, quanto mais rápido a pele estica e maior a quantidade de distensão, maior a chance de que isso ocorra.

A questão genética, infelizmente é um fator que pode acarretar no aparecimento da pele, já que algumas mulheres possuem pré-disposição para o desenvolvimento de estrias.

As estrias também podem surgir devido ao efeito colateral de alguns remédios, como também em resultado do aumento de músculos por conta de atividades físicas.

Como evitá-las durante a gravidez?

É importante que a grávida hidrate bem a pele com óleos e cremes. Inclusive, existem no mercado, produtos específicos para gestantes, que teoricamente, são mais eficazes. O importante é manter a pele hidratada do meio pro final da gravidez, que é quando a barriga realmente estica.

Mesmo durante a gravidez, é importante manter uma alimentação balanceada, controlando a ingestão de açúcares, carboidratos e gorduras.

A prática de exercícios físicos também é muito importante neste caso, pois ativa a circulação e ajuda a controlar o ganho excessivo de peso. É claro, a mesma deve ser feita de acordo com orientação médica.

Beber muita água, pois ela ajuda manter a pele hidratada e elástica.

Comer alimentos que contém vitamina C, E e ZINCO, porque eles ajudam na produção do colágeno. Tais vitaminas podem ser encontradas em:

  • Fruta cítricas;
  • Nozes;
  • Sementes;
  • Carne magra
  • Lentilha;

Outra dica que você nem imagina que pode te ajudar a evitar estrias é manter-se calma. O estresse prejudica o rejuvenescimento da pele e aumenta a incidência das marcas.

É importante dizer também que depois do parto, conforme o útero diminuí, a barriga fica flácida, mas isso é normal. Mesmo com esse processo, se a mulher se cuidou bem durante a gestação, a barriga volta totalmente ao normal sem nenhuma marca.

Mesmo que as estrias venham a aparecer, é importante que as mulheres saibam que elas são marcas normais do corpo e qualquer um está sujeito ao aparecimento delas. O mais importante é aceitar e ser feliz com o seu corpo como ele é, afinal, as estrias não são uma doença.

Também pode te interessar: Desfralde | Conheça dicas para realizar esse processo

A gestação é um período que requer cuidado redobrado. Por isso, é importante contar com um bom atendimento médico. Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta a sua saúde e a do bebê que está por vir.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp