Medicamento Genérico | Entenda as diferenças da versão original

Atualmente, o mercado conta com diferentes versões de medicamentos, sendo elas: medicamento genérico, medicamento similar e medicamento de referência. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles, além dos preços?

Hoje, a equipe do Plano de Saúde Populares irá lhe ajudar a entender melhor as diferenças entre eles e suas características únicas.

Veja também: Coronavírus | Confira os medicamentos que devem ser evitados

Medicamento genérico 

Pílulas e comprimidos coloridos - Medicamento genérico

O medicamento genérico vem sendo cada vez mais procurado na hora da compra, pois costuma ter um preço bem mais acessível que os outros. Ele não tem uma marca, aparecendo só o nome do princípio ativo em sua embalagem.

Assim, os componentes e fórmulas das quais é feito, são os mesmos dos medicamentos tradicionais

Esse tipo de medicamento surgiu com a quebra das patentes no país. Assim, não há a necessidade das indústrias farmacêuticas fazerem as mesmas pesquisas dos medicamentos de referência.

Os medicamentos genéricos começaram a ser criados na década de 70, mas as primeiras unidades só começaram a ser comercializadas no primeiro trimestre de 2000. 

O preço deve ser no mínimo 35% menor do que os medicamentos de referência, para um maior acesso para as pessoas mais humildes. 

Medicamento similar 

O medicamento similar tem os mesmos princípios ativos e fórmula que os medicamentos genéricos e os de referência. Porém, ele apresenta uma marca e um nome fantasia. Ele é normalmente oferecido nas farmácias quando uma pessoa procura por um medicamento de referência. 

Para que tenha a liberação para ser comercializado, ele precisa ser aprovado pela Anvisa. Porém, ele não possui uma boa reputação, porque, no início, a agência não fazia as pesquisas necessárias.

Já nos dias de hoje, é obrigatório que os fabricantes façam e apresentem estudos que possam provar e demonstrar a eficácia. 

Medicamento de referência 

O medicamento de referência é aquele que é considerado o original, e que possui uma maior credibilidade no mercado.

Ele costuma trazer inovação e surge após diversas pesquisas e estudos a eficácia do medicamento. Por isso, ele apresenta um preço mais alto

Nesses casos, a Anvisa libera para a empresa criadora, o direito de exclusividade de comercialização por 20 anos, a partir do seu registro no INPI.

Nesse período, a empresa consegue lucrar, porém precisa seguir algumas regras da Comissão Interministerial de Preços, que vai regular o preço para não ficar abusivo para os consumidores. 

Vantagens dos medicamentos genéricos 

Ao entrarem no mercado, os medicamentos genéricos fazem com que os medicamentos concorrentes tenham que abaixar os seus valores. Desse modo, os genéricos também ajudam a aumentar as opções de medicamentos de qualidade, que ofereçam segurança e maior eficácia, para os consumidores. 

Também pode te interessar: Saiba como armazenar os medicamentos corretamente

Independente dos medicamentos existentes nas farmácia, é importante sempre consultar um médico antes consumi-los.

Com o Planos de Saúde Populares, você poderá encontrar o plano de saúde ideal para você e sua família, garantindo atendimento pelos melhores médicos e nos melhores hospitais.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar