Novembro Azul | Todos juntos contra o câncer de próstata

Novembro Azul

Você sabe como surgiu o Novembro Azul? A campanha nasceu em 2003, na Austrália, por um grupo de amigos que resolveram deixar o bigode crescer, com intuito de chamar atenção da saúde masculina.

No começo, um grupo de 30 homens aceitou a proposta e assim surgiu a campanha.

Um movimento sem fins lucrativos, criado para promover a conscientização do câncer de próstata. Além de incentivar os homens a procurarem orientação médica.

Hoje ele se tornou um dos assuntos mais repercutidos pela mídia, exercido em mais de 20 países.

Novembro Azul | Principais sintomas

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que geralmente, não apresenta sintomas. Mas, se a enfermidade já estiver em um estágio avançado, ela pode causar alguns sintomas, como:

  • Micção frequente
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido
  • Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria)
  • Sangue na urina ou no sêmen
  • Disfunção erétil
  • Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou
  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés

A maioria dos problemas citados acima, podem ser provocadas por outras condições clínicas, como o aumento da frequência urinária, que é muito comum e é causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata.

Por isso, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas, para que o problema seja logo diagnosticado e, se necessário, dar início ao tratamento.

Diagnóstico

Para obter o diagnóstico precoce do câncer de próstata o paciente deve realizar o exame retal de toque.

Caso seja constatado o aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizado uma biópsia para investigar a presença do tumor e se ele é maligno ou não.

E, claro que para isso será essencial um bom plano de Saúde, e nos do Plano de Saúde Populares, temos as melhores operadoras do Brasil, tudo para não deixar você desamparado e para que possa cuidar da sua saúde.

Tratamento

Novembro Azul

O início ao tratamento irá depender muito do tamanho e da classificação do tumor, assim como a idade do paciente.

A doença, geralmente, é removida por procedimento cirúrgico, radioterapia, uso de medicamentos, entre outros.

Recomendação! Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta, o recomendável é um acompanhamento clínico menos invasivo.

 Como você já deve ter notado, o Novembro Azul é um movimento importante e devemos nos unir e combater de vez o câncer de próstata.

Dessa forma, o público masculino se conscientizará da importância de ir ao urologista e do exame retal de próstata, que é algo indispensável.

E, como estamos falando em saúde, que tal conhecer os nossos serviços? Faça agora uma cotação gratuita e sem compromisso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar