Prisão de ventre: sintomas, tratamentos e prevenções

O que é prisão de ventre e o que fazer caso ela se manifeste?

A prisão de ventre ou intestino preso é uma condição que pode afetar pessoas de todas as idades, independente do sexo. Acontece quando o número de evacuações diminui ou quanto existe uma dificuldade para eliminar as fezes, exigindo muitas força e desconforto.

Em algumas ocasiões mesmo após evacuar, ainda persiste a sensação de desconforto. Isso acontece pois em muitos casos o restante das fezes presentes no reto não foram eliminadas.

Mesmo podendo acontecer com qualquer pessoa, o problema é mais presente em mulheres e idosos. Por mais que seja um problema relativamente comum na maioria das vezes ele é facilmente tratado e prevenido, mas caso não seja cuidado pode evoluir para uma condição crônica que tem muito mais impactos na qualidade de vida.

Confira abaixo o que é bom para prisão de ventre, quais os sintomas desse problema e como prevenir que aconteça com você.

O que causa prisão de ventre?

Em grande parte dos casos a prisão de ventre pode ser causada por mais de um fator ao mesmo tempo, dificultando o diagnóstico de uma causa exata. Porém existem cenários mais comuns que contribuem para que a prisão de ventre aconteça.

Prisão de ventre
Créditos: Ava Sol/Unsplash

O primeiro deles ocorre quanto as fezes permanecem na região do intestino grosso por muito tempo, perdendo a umidade e ficando cada vez mais secas. Dessa forma elas também se tornam mais duras, dificultando muito e eliminação. Outros fatores também podem influenciar na dificuldade para evacuar, veja abaixo:

  • Dieta pobre em fibras
  • Falta de exercícios
  • “Segurar” as fezes com muita frequência
  • Estresse
  • Gravidez
  • Pouca ingestão de líquidos
  • Efeitos colaterais de medicamentos

Entre os medicamentos que podem contribuir para a prisão de ventre estão alguns analgésicos, suplementos, antidepressivos e anti psicóticos. É importante sempre ler a bula e consultar o médico responsável por receitar tais remédios caso tais medicamentos estejam influenciando no funcionamento do intestino.

A prisão de ventre também é comum em bebês e crianças. Em muitos casos os pequenos ainda não aprenderam a falar, mas estão sofrendo com o intestino preso. Por isso é muito importante prestar atenção aos sinais que eles podem apresentar no dia a dia. Alguns deles são:

  • Falta de energia para atividades
  • Irritação e/ou tristeza
  • Perda de apetite
  • Fezes com cheiro forte

Sintomas da prisão de ventre

A dificuldade para evacuar pode provocar sensações de inchaço, levando a dores abdominais de diferentes intensidades. Fezes duras e secas também são mais difíceis de evacuar, forçando toda a região do reto e causando dores no ânus que em casos mais graves podem causar até sangramentos na região.

Sintomas da prisão de ventre
Créditos: Sasun Bughdaryan/Unsplash

Nossas fezes são compostas por substâncias que nosso corpo julga inúteis, e entre elas podem estar elementos tóxicos para o organismo. Caso eles não sejam eliminados corretamente, essas substâncias nocivas podem afetar outras regiões do corpo causando mal estar e indisposição.

O inchaço muitas vezes deixa de ser apenas uma sensação e passa a ser uma realidade, já que sem eliminar as fezes, o corpo fica mais pesado.

O que é bom para prisão de ventre

Existem algumas maneiras de soltar o intestino sem precisar utilizar de laxantes. Alguns hábitos e alimentos naturais podem fazer um grande serviço em prol de evitar a prisão de ventre. Listamos abaixo alguns deles, confira!

1. Água com limão

A água com limão é uma combinação que traz diversos benefícios ao nosso organismo, e consumir a mistura pelo menos uma vez por dia pode auxiliar muito no funcionamento do intestino. A água ajuda a umedecer as fezes, deixando-as mais moles e fáceis de serem eliminadas. Já as fibras presentes no limão estimulam o sistema digestivo a se movimentar.

Esse é apenas um dos pontos positivos dessa mistura, já escrevemos um texto completo sobre os benefícios da água com limão para o corpo.

2. Praticar exercícios físicos

Atividades físicas podem contribuir positivamente para diversos aspectos do corpo, e a saúde intestinal não é exceção. Exercícios podem ser uma ótima opção para promover os movimentos musculares da região da barriga, facilitando a digestão e o transporte de fezes.

Exercícios ajudam a combater a prisão de ventre
Créditos: Jonathan Borba/Unspalsh

3. Massagens abdominais

Em caso da prisão de ventre já estar afetando o organismo, as massagens abdominais podem ser boas opções para estimular a região da barriga. Existem diversos movimentos que podem fazer com que as fezes se movimentem e saiam com mais facilidade. O primeiro é bem simples e consiste em fazer movimentos circulares com a palma da mão na barriga.

Outras alternativa é fechar a mão, colocar o punho fechado embaixo das costelas do lado direito e arrastas até as costelas do lado esquerdo do corpo.

4. Mastigar bem

Um dos hábitos mais importantes para prevenir problemas intestinais é mastigar bem os alimentos. Muitas vezes nosso intestino tem dificuldade para digerir o que consumimos pois a comida encontra o sistema digestivo em pedaços muito grandes, fazendo com que o processo digestivo seja mais lento e arrastado.

5. Consuma alimentos com fibras

A falta de fibras na dieta pode ser um dos motivos para um sistema digestivo pouco eficiente. Esses nutrientes agem diretamente em nosso intestino, promovendo movimentos musculares e aumentando as enzimas que digerem os alimentos. Inclua alguns alimentos como a couve e os cogumelos na dieta para prevenir a prisão de ventre.

6. Use seu dedo!

Seu dedo pode ter um papel importante para combater a prisão de ventre. Mas fique calmo, não é da forma que você está pensando! A acupuntura descobriu alguns pontos do corpo que quando estimulados podem contribuir para que o intestino funcione melhor. Confira mais detalhes no nosso texto “intestino preso? Use seu dedo como solução!

Os laxantes podem ser uma opção, porém cuidado

Os métodos que citamos acima são opções para quem não quer utilizar laxantes para soltar o intestino, mas é inegável que eles são uma opção viável de remédio para prisão de ventre. O recomendado no entanto é buscar orientação médica e não se medicar por conta própria, pois a dosagem errada do medicamento pode prejudicar ainda mais o sistema digestivo.

O ideal é adotar medidas que previnam que o sistema digestivo de chegar ao ponto de precisar de estimulantes para eliminar as fezes. Para manter a saúde intestinal em dia é muito recomendável que sejam feitas visitas constantes ao médico. Por meio de exames de rotina é possível evitar e detectar caso um problema como esse se manifeste no corpo.

Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp