Conheça as causas, os sintomas e os tratamentos para a artrite

A artrite é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada e tratada

A artrite é um tipo de inflamação que se manifesta principalmente em pessoas mais velhas, mas que também pode aparecer em jovens. Ela atinge as articulações do corpo, gerando dificuldades de movimentos e dores fortes. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que podem recuperar a qualidade de vida da pessoa atingida.

Existem muitas causas para a artrite, e a doença pode sim ser retardada ou até impedida com a adesão de hábitos saudáveis ao longo da vida. No entanto, mesmo em pessoas prevenidas, o problema pode se manifestar e é preciso conhecer os sintomas para que o diagnóstico e o tratamento sejam rápidos.

Existem mais de 100 tipos de artrite que podem afetar diferentes partes do nosso corpo, com as mais comuns sendo joelhos, cotovelos e dedos. Veja abaixo um texto completo sobre o problema e aprenda sobre os principais sintomas, causas e tratamentos para a doença.

Artrite
Créditos: Towfiqu Barbhuiya/Unsplash

Sintomas da artrite

Os sintomas da artrite são mais comuns de aparecer em pessoas com mais que quarenta anos que estão acima do peso ou que sofrem de outros problemas de saúde que impossibilitem a prática de exercícios. É importante ter atenção às manifestações da doença para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível.

Confira abaixo os sintomas mais comuns.

  • Vermelhidão e inchaço nas articulações
  • Deformações nas articulações
  • Dores nas articulações, principalmente no joelho, no cotovelo e nos dedos
  • Dificuldade para movimentar as articulações, especialmente logo após acordar
  • Dores ao se movimentar

Principais causas

A idade e a falta de cuidados com o corpo ao longo da vida são dois dos principais causadores da artrite, principalmente em pessoas acima dos 40 anos. Porém, não é incomum que a doença se manifeste em idades jovens. Alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento do problema são:

  • Excesso de peso
  • Uso exagerado de certas regiões do corpo
  • Traumatismo
  • Fator genético
  • Bactérias ou vírus que podem atingir as articulações

O diagnóstico da doença é simples e feito a partir da descrição dos sintomas do paciente e através da realização de exames de raio-x para detectar deformidades e inchaço nos locais.

Principais tratamentos para artrite

Por ser uma doença crônica, a artrite não possui cura. No entanto, com os tratamentos disponíveis atualmente e o grande investimento na pesquisa de novos medicamentos, pessoas que sofrem com o problema podem levar ter qualidade de vida enquanto convivem com a doença.

Confira abaixo as melhores opções de tratamentos para a doença.

1.Fisioterapia

A fisioterapia é um dos tratamentos mais eficazes para manter a artrite sob controle. Com a orientação certa, as inflamações poderão diminuir e será mais fácil de realizar os movimentos do dia a dia. Além disso o tratamento também ajuda no fortalecimento das regiões afetadas.

2.Medicamentos

Existem medicamentos que podem diminuir muito as dores causadas pela doença. Paracetamol, Ibuprofeno e algumas pomadas trazem um alívio para os sintomas, porém eles devem ser tomados sob prescrição de um médico que irá acompanhar todo o tratamento.

3.Cirurgia

Se a doença estiver por muito tempo no organismo a ponto dos tratamentos normais não conseguirem retardar o problema, o médico pode recomendar a realização de uma cirurgia. O procedimento pode variar de acordo com a gravidade do problema, mas normalmente são inseridas pequenas próteses nos locais afetados para que o paciente recupere a qualidade de vida.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde que que previna esse tipo de problema a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp