Telemedicina: conheça mais sobre ela e seu funcionamento

Em tempos de pandemia de COVID-19, a telemedicina está se tornando cada vez mais popular entre os médicos e seus pacientes, ainda mais após a liberação do Conselho Federal de Medicina.

A telemedicina pode ser definida como um atendimento médico realizada à distância. Atualmente, essa técnica é considerada como um processo avançado para o monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e para uma análise dos resultados de diferentes exames.

Criada na década de 50, essa técnica passou por muitas mudanças e avanços, acompanhando o avanço da tecnologia e agilizando o contato entre médicos e pacientes.

Se você tem dúvidas quanto ao funcionamento da telemedicina e sua eficácia, confira o artigo feito pela equipe do Plano de Saúde Populares.

Veja também: Coronavírus | Como maternidades lidam com a doença na hora do parto

A telemedicina no Brasil e como funciona

Médica atendendo por videochamada - telemedicina

Nos últimos anos, as empresas de saúde, as instituições de medicina e os órgãos reguladores estão fazendo um esforço para que sejam desenvolvidos mais programas de assistência e de cooperação remota em saúde.

Um deles é a telemedicina, uma forma de agilizar e de qualificar um procedimento ou uma entrega de laudos de muitos exames. Agora, você pode ter consultas direto do seu celular, computador ou tablet, por meio de plataformas online de comunicação.

Assim, em pouco tempo, você consegue receber o diagnóstico de um exame e iniciar o tratamento o mais rápido possível, sem que tenha de ir até o consultório médico.

Também vale ressaltar que muitos laboratórios estão indo colher os exames na casa das pessoas, para evitar a aglomeração em clínicas, hospitais e laboratórios.

Assim, o resultado pode ser enviado via internet e o médico já fica ciente.

Atualmente, dentro da telemedicina você pode ter as seguintes assistências de modo remoto:

  • Teleconsulta
  • Teletriagem
  • Teleassistência/Telemonitoramento
  • Emissão de Laudos à distância

A Telemedicina ficou comum em tempos de pandemia

Devemos partir do princípio de que a Telemedicina não substitui uma consulta médica presencial e que só ganhou mais popularidade devido à necessidade de isolamento social exigida pela pandemia de COVID-19.

O médico que é optante por esse sistema também enfrenta uma situação nova para ele, tendo de criar novos métodos de trabalho.

O Ministério da Saúde, o Conselho Federal de Medicina, a Agência Nacional de Saúde e o Senado do Brasil, permitem o uso da Telemedicina e ainda salientam que este é um meio voltado para o controle da pandemia de COVID-19 e para a proteção dos pacientes e dos profissionais de saúde. É também um importante recurso para a promoção e controle da saúde nesse momento, que é preocupante.

Contudo, essa pandemia tem exigido algumas adaptações por parte dos serviços de saúde, para que estes alcancem uma melhor resposta frente uma demanda de atendimento crescente, promovendo a priorização do isolamento que é social e priorizando casos mais graves.

Por mais que a pandemia seja algo terrível, ela também fez com que a tecnologia avançasse mais rápido do que aconteceria normalmente, criando novas formas de trabalho médico e até mesmo podendo eliminar as longas filas de espera por atendimento.

Também pode te interessar: Check-up | Entenda a importância de fazer um e os exames necessários

Durante esse período de pandemia, precisamos mais do que nunca de um atendimento médico de qualidade e acesso aos melhores hospitais.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta conforto para você e sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp