O que é e para que serve a terapia? Conheça esse tratamento tão comentado

A terapia é um tratamento psicológico que auxilia em diversos problemas e traumas

A terapia vem ganhando cada vez mais reconhecimento por ser uma grande ajuda para a nossa saúde mental. Os principais benefícios trazidos pelo processo terapêutico são o autoconhecimento e melhores formas de se lidar com problemas.

O tratamento, no entanto, ainda encara muitos preconceitos. Existe o estigma que apenas pessoas “loucas” procuram a ajuda de psicólogos, ou que apenas pessoas que não sabem lidar consigo mesmas precisam de tal ajuda.

No entanto, essas afirmações não poderiam estar mais erradas. Em primeiro lugar, a terapia é recomendada para qualquer pessoa que queira se conhecer melhor, superar dificuldades ou traumas, analisar e mudar traços de sua personalidade, entre outros.

Em segundo lugar é preciso dizer que a terapia traz inúmeros benefícios para o paciente, ajudando em relações interpessoais, melhorando o desempenho profissional e auxiliando em levar a vida com mais leveza.

Confira abaixo um pouco mais sobre o tratamento.

Terapia

Qual é o melhor momento de buscar terapia?

Como mencionamos anteriormente qualquer pessoa pode buscar a terapia, independente de possuir ou não um distúrbio mental. A resposta para o “quando” também é parecida pois não existe um momento certo para procurar o tratamento, cabe ao paciente chegar à conclusão que precisa de ajuda para lidar com algo em sua vida.

No entanto, existem alguns indícios que podem ajudar a definir o momento de procurar um terapeuta. Confira alguns logo abaixo:

Possível transtorno mental

A rotina da maioria das pessoas é extremamente agitada e muitas vezes a vida pessoal também não é nada tranquila. Junta-se um trabalho exigente com problemas familiares e de relacionamento, inseguranças e traumas e o resultado muitas vezes são crises de ansiedade, pânico, ansiedade forte, entre outros sintomas.

Se esse for o seu caso, não hesite em procurar a ajuda de um terapeuta. Não há vergonha em admitir que algo está errado e que precisamos de ajuda. Quanto mais cedo o tratamento começar, mais cedo também você sentirá melhoras no seu comportamento e na forma de lidar com os problemas.

Traumas que não vão embora

Muitas vezes em nossa vida acontecem eventos que nos marcam pra sempre e quando esses acontecimentos são negativos, muitas pessoas tem dificuldade em supera-los. A morte de um ente querido, abusos, divórcios, acidentes, entre outros são ocasiões que afetam consideravelmente nossas emoções.

Os sentimentos negativos atrelados a um trauma podem afetar a rotina e o desenvolvimento de uma pessoa anos depois do ocorrido. Esses eventos podem ser a semente para problemas mais sérios, como a depressão, por exemplo.

Por isso, se um acontecimento de seu passado ou presente estiver afetando diretamente sua saúde mental, procure a terapia para aprender a lidar melhor com as memórias relacionadas a tais eventos.

Traços de personalidade

Nossos comportamentos podem ter diversas origens, nossa genética e o ambiente aonde somos criados influenciam diretamente nisso, por exemplo. Mas muitas vezes nossa conduta pode estar atrapalhando nosso desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo sendo algo natural e que muitas vezes não percebemos.

Mudar características da nossa personalidade pode ser um grande desafio a se encarar sozinho, afinal, nossa mente já está acostumada a agir de uma certa maneira e é preciso ensina-la a pensar de outra forma.

A terapia pode ser de grande ajuda nesses casos, pois o psicólogo identificará quais pontos podem ser mudados e o que é necessário para que tal mudança ocorra da melhor maneira possível.

Encontrar respostas ou um rumo para a vida

Nossa vida é uma caixa de surpresas e lidar com a grande quantidade de informações a que somos expostos diariamente pode ser um grande desafio. A pressão para ter sucesso profissional, um bom relacionamento, crescer como pessoa, ajudar ao próximo podem confundir nossa mente e criar o sentimento de incerteza.

Com tantas possibilidades a nossa disposição é natural que encontremos dificuldades para definir qual é o melhor caminho a se seguir.

A terapia pode ter um grande papel ajudar a definir esse direcionamento de nossas vidas, para que superemos as tantas dificuldades da vida com tranquilidade.

O que é preciso para fazer terapia?

Para as terapias privadas, onde o paciente paga diretamente para o psicólogo, não existe nenhum requisito. Basta encontrar um profissional com espaço na agenda, acertar o valor por consulta e pronto, você já pode começar.

Mas caso você queira fazer terapia através do seu plano de saúde é necessário realizar alguns passos simples. Primeiramente confira se seu convênio cobre tal especialidade, em seguida marque uma consulta com um clínico geral e peça um encaminhamento para um psicólogo. O médico então irá lhe avaliar e produzir o documento.

Agora basta apresentar o encaminhamento em uma clínica de terapia que possua horário disponível e você pode começar suas sessões de terapia.

Para ter acesso às melhores clínicas de terapia e poder usufruir dos serviços sem pagar nada a mais, adquira agora um plano de saúde. Caso esteja na dúvida sobre qual convênio escolher, utiliza nosso simulador gratuito e veja qual plano combina mais com você e seu bolso.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp