Veja os 9 benefícios do chá de canela e aprenda como preparar

Você sabia que o chá de canela pode fazer a diferença no seu organismo? Confira aqui

A canela é um alimento extraído da casca interna de diversas árvores, que possui diversos benefícios a saúde do nosso corpo. Ela é muito versátil, podendo ser a base de diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, e até mesmo como tempero.

Rica em mucilagem, cumarina e tanino, a canela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antifúngicas, antiespasmódicas, anestésicas e probióticasEssa grande variedades de nutrientes auxilia na manutenção de diversas áreas do corpo e previnem o envelhecimento precoce.

O chá feito a partir da canela também pode ajudar mulheres que estejam com dificuldades para menstruar, sendo uma solução caseira interessante para os eventuais atrasos que podem acontecer.

Para conhecer todos os benefícios do chá de canela e aprender a como prepará-lo confira nosso artigo completo abaixo!

como fazer chá de canela

Conheça os benefícios do chá de canela

01- Reduz o risco de diabetes

Este chá tem alta concentração de polifenóis, compostos que naturalmente controlam os níveis de açúcar no sangue e promovem uma sensação de saciedade. Com o auxílio de tais compostos, a quantidade de glicose que chega até a corrente sanguínea é muito menor.

A canela também reduz os níveis de resistência do corpo à insulina. Esse é um problema recorrente para pessoas portadoras de doenças como a diabetes tipo 2 e síndrome metabólica.

O consumo de pequenas quantidades de canela por dia pode reduzir a resistência do corpo a esse hormônio tão importante que é a insulina.

02- Melhora a circulação

Consumir regularmente chá de canela melhora a circulação do sangue e funciona também como diluidor natural de sangue. Além disso, essa bebida também é uma grande aliada do nosso coração.

As causas de morte mais comum no mundo segundo a OMS estão relacionadas a doenças cardiacas, por esse motivo temos de redobrar os cuidados com esse órgão tão importante.

A canela possui propriedades que protegem o coração das temidas placas de gordura, já que combate o aumento do colesterol ruim, o LDL. 

03- Previne doenças degenerativas

A canela possui em sua composição dois nutrientes muito importantes para retardar o aparecimento de doenças como Alzheimer e Parkinson. Essas efermidades são causadas pela perda de células cerebrais, que gradualmente vão limitando as capacidades cognitivas e motoras da pessoa.

Essas propriedades presentes na canela ajudam a blindar os neurônios, atrasando muito o surgimento de tais doenças degenerativas.

A canela também contribui para o funcionamento do organismo como um todo, auxiliando muito pessoas com idade mais avançada a manterem a saúde. Uma das formas mais recomendadas de consumo da canela é através do chá, que ensinaremos como fazer ao final do artigo!

04- Previne e ajuda no tratamento da candidíase

As propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais do chá ajudam a combate diversas infecções, dentre elas a candidíase, além de auxiliar no tratamento destas enfermidades. 

06- O chá de canela também ajuda a emagrecer

Como o chá de canela melhora o metabolismo, a bebida promove também o bom funcionamento do aparelho digestivo, ocasionando a perda de peso e a queima de gordura. Além disso, ao promover a saciedade, o chá de canela ajuda a reduzir o apetite, evitando aqueles assaltos à geladeira que trazem consigo os quilinhos a mais. 

07- Previne o aparecimento do câncer

Você sabia que tomar chá de canela regularmente ajuda a reduzir a formação de células cancerígenas? Isso acontece porque as muitas propriedades presentes neste alimento combatem o desenvolvimento desse tipo células, evitando assim que a doença surja e cresça sem controle. 

Mas, atenção! Vale ressaltar que grávidas não devem consumir o chá de canela, pois esta bebida pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero.

08 – Combate os desconfortos da menstruação

As mulheres sabem que durante o período menstrual, o corpo pode apresentar diversas reações. Muitas delas são desconfortáveis e afetam diretamente o bem-estar do organismo.

Uma boa notícia é que a canela pode ser uma grande aliada nesses casos. Estudos confirmaram que consumir pequenas quantidades de canela durante o período menstrual pode reduzir muito sintomas como náusea, sangramento e cólica menstrual. A pesquisa não registrou nenhum efeito adverso, concluindo que esse é um método seguro e eficaz para combater tais desconfortos.

09 – Possui propriedades anti-inflamatórias

Inflamações que atingem os tecidos do nosso corpo podem trazer danos graves à saúde do nosso organismo. Entre os benefícios da canela estão presentes antioxidantes que agem como anti-inflamatórios extremamente efetivos para tais problemas.

É importante lembrar que: o consumo de uma pequena quantidade de canela por dia já é suficiente para nosso corpo absorver os benefícios.

Como fazer chá de canela

Agora que você conhece os benefícios do chá de canela, que tal tomar uma boa xícara para melhorar sua saúde? Não sabe como fazer? Nós te ensinamos. Veja só:

Ingredientes:

  • Canela em pau – Duas unidades
  • Xícaras de água – Duas unidades

Separe um pau de canela e uma xícara de água fervente. Em seguida, coloque o pau de canela na xícara com a água fervente e deixe a bebida repousar por 10 minutos. 

Retire o pau de canela e consuma até três xícaras do chá por dia, sempre antes das refeições. 

Achou o sabor do chá muito forte? Deixe o pau de canela menos tempo dentro da água. O tempo ideal é entre 5 a 10 minutos. Ou, se preferir, acrescente algumas gotas de limão, uma fatia de laranja ou de gengibre. A canela em pó também pode ser adicionada em outros chás.

E se após você conferir os benefícios do milho você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp