Conheça os benefícios da lentilha e quais as melhores maneiras de consumi-la

A lentilha é um alimento mui saudável e versátil, podendo ser consumida de diversas formas

Muito consumida em festas de fim de ano por ser associada a boa sorte e sucesso financeiro, a lentilha é um alimento que vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. A leguminosa pode aparecer em diversas receitas e possui diversos acompanhamentos.

Original da Ásia, a lentilha pode ser cultivada em qualquer região do globo e é rica em proteínas e minerais, sendo assim recomendada para pessoas que possuem baixos níveis dessas substâncias no corpo.

Confira abaixo os principais benefícios da lentilha além de dicas de preparo.

lentilha

Fortalece a imunidade

A lentilha possui diversas propriedades que ajudam nosso sistema imune a defender nossa saúde, como proteínas, antioxidantes, zinco vitaminas do complexo b de enfermidades causadas por vírus fungos ou bactérias.

Além disso a lentilha é rica em fibras, que além de facilitar a digestão, também fazem com que o ambiente intestinal seja mais saudável e forte contra toxinas e outros elementos que podem causar irritações ou desequilíbrios.

A lentilha é uma aliada da perda de peso

A lentilha é um alimento leguminoso que pode ser uma grande aliada de quem busca perder peso. por ser uma grande fonte de fibras o alimento aumenta a sensação de saciedade, ou seja, após consumi-la o corpo não senti necessidade de ingerir mais alimentos. Comendo menos, a tendência é que o peso diminua

Podem ajudar no combate ao câncer

Uma das substâncias encontradas na lentilha são as lignanas, que podem trazer diversos benefícios para a saúde. O mais conhecido deles é a normalização dos níveis de estrogênio do corpo, mas as lignanas podem ser aliadas poderosas no combate a outro problema de saúde.

Existem diversos estudos e pesquisas que encontraram ligações entre o consumo das lignanas e a diminuição do surgimento do câncer. Os estudos apontaram que o câncer de mama é um dos tumores que menos tem chance de se manifestar em pessoas que consomem alimentos com lignanas.

A lentilha ajuda na saúde do coração

Outro órgão muito beneficiado pelo consumo de lentilha é o coração. O alimento é rico em nutrientes como potássio e magnésio, que têm influência direta na diminuição de problemas cardiovasculares como arritmias cardíacas e controle da pressão arterial.

As fibras presentes na lentilha também auxiliam no controle do colesterol, diminuindo a absorção de gorduras e facilitando o funcionamento de todo o sistema cardíaco.

Auxilia no combate a fadiga

Para pessoas que sofrem de deficiências de minerais essenciais no corpo a lentilha pode ser uma grande aliada. Ela é rica em elementos como ferro, ácido fólico, zinco e manganês, que auxiliam na melhora de quadros de anemia e diminuem a fadiga do corpo.

Para pessoas anémicas, inclusive, a lentilha é um dos alimentos mais recomendados por ser uma grande fonte de ferro não-heme. Receitas que podem aumentar a absorção do ferro pelo organismo são da lentilha acompanhado com algum alimento rico em vitamina C.

É um alimento que fortalece os ossos

A lentilha possui substância chamada isoflavonas, que aumenta muito a retenção de cálcio nos ossos. Além de conter proteínas com o fósforo, que também auxiliam no fortalecimento da saúde óssea.

O alimento é muito recomendado para pessoas com fragilidades nessas regiões do corpo, principalmente as que sofrem de doenças como a osteoporose.

Como preparar a lentilha?

A lentilha possui um preparo muito parecido com o do feijão, sendo recomendado deixar a leguminosa de molho e cozinhá-la logo depois. Mas é preciso atenção, pois a lentilha tem um cozimento rápido, então deixar o alimento muito tempo na panela pode fazer com que ela desmanche.

Além de terem preparos parecidos a lentilha também pode assumir o papel do feijão no acompanhamento com arroz. No entanto ela também pode ser usada em sopas, saladas, bolinhos, refogados, tortas, entre outros.

Outro ponto importante é prepará-la sem adicionar olhos ou gorduras, evitando também carnes ricas em sódio como bacon e linguiça.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp