Alcoolismo: o que é, como surge e qual o melhor momento de buscar ajuda

Muitos brasileiros sofrem com o alcoolismo e não sabem como curar o vício

O álcool é uma das substâncias mais consumidas da nossa sociedade. Por ser uma droga lícita, é possível encontrar bebidas alcóolicas à venda em quase todos os lugares, desde padarias de bairro até grandes redes de super mercado. Para comprar é necessário possuir mais de 18 anos, e só.

Também é possível reparar que esse tipo de bebida é muito consumido no entretenimento, aparecendo em novelas e filmes que são transmitidos diariamente. Vinhos e champanhes mais caros e exclusivos são sinônimo de sucesso e de uma vida boa, estando sempre presentes em festas de famosos.

O fácil acesso e a glamurização faz com que as bebidas alcoólicas sejam muito difundidas e presentes em nossa sociedade. Caso moderado, não há problema nenhum no consumo, porém uma porcentagem dessas pessoas encontra no alcoól um alívio momentâneo das agonias e sofrimentos da vida.

Essa porcentagem vem crescendo a cada ano que passa, resultando em mais de 3 milhões de mortes ligadas ao álcool por ano no mundo, segundo a OMS. É preciso reconhecer quando o gosto pela bebida se torna dependência, e a seguir mostramos algumas formas de fazer isso.

Alcoolismo

Em que momento o consumo de álcool passa a ser exagerado?

A recomendação médica é que uma pessoa adulta consuma cerca de 30g de álcool por dia, o que é equivalente a duas latas de cerveja de 350ml ou duas taças de vinho de 150ml. Vale lembrar que esses números são uma média e podem variar de acordo com a concentração alcoólica de cada bebida. Qualquer quantidade acima dessas pode ser considerado consumo excessivo.

No entanto, dois tipos de “exagero” são cada vez mais comuns entre as pessoas:

  • Beber pesado episódico: muito comum entre jovens e pessoas que frequentam ambientes que oferecem bebidas. É definido pelo consumo de 5 ou mais doses alcoólicas em um período de duas horas. Normalmente acontece em festas ou saídas aos fins de semana.
  • Beber pesado: é definido pelo consumo de 15 ou mais doses alcoólicas por semana

Quais danos o alcoolismo pode trazer ao organismo?

Alguns efeitos imediatos que o consumo de álcool podem trazer são conhecidos, principalmente o relaxamento dos músculos e euforia. Mas existem outros sintomas que devem ser notados, como foi relatado em reportagem divulgada portal VivaBem, em novembro de 2020. Confira abaixo:

Efeitos de curto prazo

  • 2 doses de álcool: relaxamento, euforia, aumento da frequência cardíaca
  • 6 doses de álcool: capacidade de tomar decisões reduzida, reflexos e coordenação motora afetados
  • 10 doses de álcool: fala afetada e lenta e visão turva, as chances de ressaca aumentam
  • 12 doses de álcool: sintomas citados são ainda mais fortes e combinados com grande sonolência
  • Mais de 13 doses de álcool: intoxicação, coma alcoólico, agressividade, perda de consciência

Efeitos a longo prazo

  • Depressão
  • Perda das funções sexuais
  • Câncer
  • Doenças relacionadas do fígado
  • Doenças cardiovasculares

Quando é necessário buscar ajuda?

Alguns sinais ajudam a diferenciar uma pessoa que bebe de forma casual (mesmo que exagere, não faz isso com muita frequência) de quem não consegue tirar o álcool da rotina. Normalmente isso acontece quando a bebida começa a influenciar a vida da pessoa, interferindo em suas relações pessoais e trabalho.

Para uma pessoa dependente o consumo moderado também não é suficiente para satisfaze-la, sendo necessário uma quantidade cada vez maior de bebida. O álcool também passa a ser consumido em horários e locais não adeuqados, tudo isso para satisfazer o vício.

Grande parte dos alcoólatras nega de precisa de ajuda ao serem confrontados, alegando que conseguem parar a qualquer momento. É preciso insistir na ideia e observar a pessoa para que ela não cometa acidentes contra si mesmo ou outros.

Os tratamentos variam de acordo com o grau de alcoolismo da pessoa e do objetivo da mesma. Em casos mais leves, por vezes a redução do consumo já é suficiente para tratar o vício, mas na maioria das vezes a meta é a abstinência total da bebida.

Medicamentos para controlar a vontade de beber e principalmente tratamentos psicológicos acompanhados são parte crucial do processo. Os Alcoólicos Anônimos são um dos grupos de terapia em conjunto mais conhecidos para pessoas que buscam se recuperar do vício da bebida.

Qual é local mais adequado para procurar ajuda para o alcoolismo?

Toda a rede pública de saúde é capaz de atender pessoas dependentes de álcool. Através do Sistema Único de Saúde, os pacientes podem realizar todos os exames necessários e ter acesso aos tratamentos corretos de forma totalmente gratuita, não sendo necessário nenhum tipo de encaminhamento.

Para ter acesso às melhores clínicas e hospitais e poder usufruir dos serviços sem pagar nada a mais, adquira agora um plano de saúde. Caso esteja na dúvida sobre qual convênio escolher, utiliza nosso simulador gratuito e veja qual plano combina mais com você e seu bolso.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp