Aprenda de forma definitiva a conservar todos os tipos de alimentos da sua cozinha

Conservar alimentos corretamente evita desperdícios e gastos desnecessários

Na culinária, o modo de preparo das receitas é uma parte crucial do processo de fazer uma comida saborosa. No entanto, uma etapa que começa um pouco antes e que normalmente é igualmente importante as vezes é esquecida. Estamos falando da conservação dos alimentos e como alguns erros básicos podem fazer com que quilos sejam desperdiçados.

Até alguns séculos atrás, nossos ancestrais tinham que comer tudo na hora, pois o armazenamento de comida por longos períodos de tempo não era possível. Atualmente temos recursos para fazer as comidas durarem mais, no entanto, muitas pessoas ainda não sabem ao certo o que fazer para conservar os alimentos.

Separamos abaixo dicas preciosas para que você aprenda de forma definitiva a guardar qualquer tipo de comida da forma correta. Separamos em dicas gerais e em dicas mais direcionadas para cada tipo de alimento específico.

Conservar alimentos

Utilize sacos plásticos para conservar alimentos

Uma técnica que é conhecida, mas pouco utilizada, é a de guardar os alimentos dentro de sacos plásticos do tipo ziplock (a vácuo). Dessa forma os alimentos terão menos contato com o ar da geladeira, preservando-os por mais tempo. Vale lembrar que os sacos utilizados devem ser virgens e não podem ser sacolas comuns de mercado, que não são adequadas para esse tipo de função.

Não guarde alimentos quentes direto na geladeira

A geladeira é um local muito indicado para o armazenamento de um grande número de alimentos. No entanto, suas baixas temperaturas podem ter um impacto direto em alimentos que estejam mais quentes. Comidas já preparadas e que estão em panelas, por exemplo, ao serem armazenadas exigem uma maior refrigeração, e o vapor quente que elas exalam pode afetar a conservação de outros alimentos próximos.

Outro caso é de alimentos que foram comprados no mercado ou na feira em um dia de muito calor, que se forem colocados diretamente na geladeira o choque térmico pode comprometer o armazenamento deles. A recomendação portanto, é deixar as comidas em temperatura ambiente por alguns minutos até que esfriem, para aí sim armazena-los na geladeira.

Reuse sobras de outras refeições

Os alimentos que foram previamente assados, cozidos ou fritos devem ser reaproveitados para que não haja desperdício. Uma das formas mais práticas de conservar essas comidas é através do congelamento, que podem ser feitos tanto em potes quanto em sacos plásticos. O único lembrete é: uma vez congelado e requentado, o alimento não pode voltar para o congelador.

Como conservar alimentos: Frutas

Antes de armazenar as frutas é preciso saber com qual tipo está lidando. O primeiro são das frutas que possuem etileno, um gás liberado que amadurece o alimento. O segundo grupo são as frutas que não possuem o etileno, e que devem ser guardadas de uma maneira diferente.

As comidas que contam com esse gás devem ser armazenas em ambientes ventilados com temperatura amena. Eles até podem ser armazenados na geladeira, mas dentro de potes ou sacos a vácuo.

Alguns exemplos são:

  • Banana
  • Caqui
  • Manga
  • Maçã
  • Maracujá
  • Pêssego
  • Tomate

Já os alimentos que não possuem essa substância devem ser guardados diretamente na geladeira, de preferência na parte mais baixa possível. São eles:

  • Abacaxi
  • Limão
  • Coco
  • Limão
  • Melancia
  • Tangerina
  • Uva

Legumes

O armazenamento ideal dos legumes é através de um processo denominado branqueamento. Basicamente, trata-se de deixar o alimento em água fervente por alguns minutos, depois coloca-lo em uma vasilha com água e gelo e seca-lo. Esse processo garante que os legumes possam ser armazenados por até 6 meses no congelador. Na geladeira, eles duram uma média de 10 dias.

Como conservar alimentos: Leite e seus derivados

Os leites comprados em supermercados (os que vem em caixinhas) devem ser armazenados na geladeira, de preferência nas prateleiras mais altas. Nas portas do eletrodoméstico existe uma grande variação de temperatura, não sendo o local mais adequado para esse tipo de alimento.

Quanto aos derivados do leite como requeijão e queijos, o problema a ser combatido é o desenvolvimento de mofo. Os alimentos devem sempre ficar na geladeira guardados em potes selados de vidro ou plástico, e não devem ser abertos ou manipulados a todo tempo. Também não é recomendado congelar nenhum desses alimentos.

Carnes

As carnes, sejam brancas ou vermelhas, possuem um processo de armazenamento relativamente simples. Basta retira-las das bandejas de isopor do mercado ou açougue e guarda-las no congelador. Não se deve lavar os produtos, pois isso pode aumentar a concentração de microrganismos no alimento e diminuir o tempo de conservação.

Não é recomendado também congelar as carnes uma vez que foram descongeladas, pois esse processo também acelera a deterioração.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp