Cinco dicas para manter sua saúde em dia no home office

Com muitas empresas aderindo o home office, é preciso tomar alguns cuidados

O ano de 2020 foi marcado, entre diversas outras coisas, pelo alto número de empresas que permitiram que seus funcionários trabalhassem de casa. Como com quanto menos pessoas na rua, melhor, o home office passou de algo pontual para ser a nova tendência de vários mercados.

E essa nova tendência parece ter agradado os trabalhadores, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half com mais de 800 pessoas empregadas, 86% gostariam de continuar trabalhando de casa.

São diversos os benefícios do home office, mas também são necessários alguns cuidados. Cumprir o expediente em casa pode levar a certos vícios e manias nada saudáveis, que podem ser prejudiciais à saúde.

Confira abaixo cinco dicas para manter sua saúde e sua produtividade no home office.

Home office

Atenção com a postura

Uma coisa em comum entre trabalhar em casa e no escritório é a presença do computador, pois é nele que a maioria das tarefas são realizadas. Por ser uma atividade que exige horas e horas, é preciso tomar cuidado para que ela não resulte em prejuízos para a saúde.

O primeiro ponto importante é o ambiente onde está localizado o computador na hora do trabalho. O mais recomendado é que seja sobre uma mesa, com uma cadeira confortável. Trabalhar no sofá ou na cama pode ser prejudicial à postura e afetar a produtividade.

A altura do conjunto mesa – cadeira – computador. O corpo precisa ficar com os antebraços sobre a mesa, com oc cotovelos dobrados em 90°, aproximadamente.

O monitor deve ficar na altura dos olhos para evitar que a região do pescoço seja forçada desnecessariamente. Caso seus pés não toquem o chão, adquira um apoio para apoiá-los, permitindo um maior conforto na hora do trabalho.

Cuidado com a alimentação no home office

Levar o trabalho para casa pode resultar nas famosas pausas para “lanchinhos”. Com o armário de comidas a apenas alguns metros de distância, muitas vezes é difícil resistir às tentações.

No entanto, é de suma importância manter uma alimentação balenceada no home office. As comidas processadas ou congeladas podem ser um grande aliado para quem busca economizar tempo na hora do preparo, mas trazem malefícios caso consumidas todos os dias.

Não deixe de incluir legumes e vegetais frescos na sua dieta, e busque receitas que te façam sentir bem após comer. Dessa forma, você não apenas fica saciado como também motivado a continuar o dia.

Possuir horários definidos para as refeições também é importante, inclusive para os famigerados lanchinhos. Mas novamente é importante ressaltar, não exagere nos alimentos ultraprocessados, em vez disso, inclua as frutas na sua alimentação.

Pratique exercícios durante e depois do trabalho

Como citamos anteriormente fazer pausas durante o expediente pode ser extremamente benéfico para a saúde, mas elas podem ser ainda mais produtivas caso exercícios físicos sejam incluídos. Durante o horário de expediente não é recomendado realizar atividades físicas muito exigentes, mas alongamentos são muito benéficos para evitar lesões e o cansaço do corpo.

No entanto, separar um tempo durante o dia para praticar exercícios que exigem mais do organismo pode ser a porta de entrada para uma vida mais saudável. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda 150 minutos de atividade física por semana, que podem ser divididas entre seções de:

  • 50 minutos 3 vezes na semana
  • 30 minutos 5 vezes por semana.

Faça pausas

Muitos empregos podem ser exigentes com os funcionários nos escritórios, mas o home office pode tirar um pouco dessa pressão. Não significa ficar parado por horas sem trabalhar, mas caso você consiga adiantar suas tarefas, tire alguns minutos para descansar.

É extremamente benéfico para a nossa mente variar os ambientes, então levantar e olhar pela janela ou pela varanda, escutar uma música ou mesmo apenas deitar no sofá por alguns minutos podem recarregar suas energias e facilitar o resto do dia.

Cuidado com as distrações do home office

Trabalhar em home office traz consigo mais distrações, e saber dividir quando focar no trabalho e quando resolver as tarefas de casa pode ser extremamente benéfico para a produtividade.

Possuir uma rotina com hora de acordar e dormir, horários definidos para refeições que pausas, fazem com que nossa cabeça fique mais livre por ter menos para se preocupar.

Também é muito importante evitar distrações como redes sociais, com o ideal sendo reservar os momentos de pausa para se atualizar que navegar pela internet.

Outro fator importante para manter a saúde em dia é realizar consultas de rotina em médicos especializados, e a melhor maneira de fazer isso é através de um plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp