Como o corpo reage quando estamos apaixonados? Entenda

O amor provoca diferentes reações em nosso corpo, principalmente quando estamos apaixonados.

Muitos poetas, compositores, músicos, romancistas e filósofos já tentaram explicar esse sentimento de maneira fisiológica, tendo como peça central do enigma os hormônios, que nos fazem entrar em um turbilhão de fenômenos químicos.

Hoje, a equipe do Plano de Saúde Populares irá te explicar melhor o que acontece com nosso corpo quando nos apaixonamos e o que causa essas reações, confira:

Veja também: Anticoncepcional | Veja qual deles possui menos efeitos colaterais

O que acontece no organismo dos apaixonados

casal se beijando na chuva - apaixonados

A paixão provoca uma grande explosão de sentimentos e sensações no nosso corpo. É uma sensação física considerada como extasiante, por liberar hormônios como a dopamina pelo corpo todo, atingindo picos em ocasiões especiais.

Isso pode nos causar sintomas como euforia, indicando que não temos apenas uma atração física pela pessoa em questão.

Diversos estudos, já comprovaram que o cérebro acende em muitas regiões, quando uma pessoa está apaixonada, produzindo sinapses e reações que não fazem parte do cotidiano.

No corpo humano, nos picos de paixão, quando um casal se beija ou num primeiro encontro, os vasos sanguíneos apresentam um fluxo maior de sangue, resultando em lábios mais cheios e rosados.

O rosto fica com a sua pele mais corada e as pupilas ficam dilatadas. O coração também chega a bater 150 vezes por minuto, aumentando também toda a temperatura do organismo.

A paixão também pode provocar uma distorção da realidade. Uma pessoa apaixonada pode ver qualidades no outro que não existem ou podem não enxergar os seus defeitos. Uma das sensações mais fortes de uma paixão é a abstinência, ou seja, um casal não consegue ficar por muito tempo longe, um do outro.

Há uma falta de apetite, já que o cortisol também é liberado pelo corpo, quando se está em situações de estresse. No amor, além dessa perda de apetite, podemos experimentar sintomas como náusea e complicações estomacais.

Uma descarga intensa de adrenalina e de noradrenalina podem provocar muita ansiedade.

A paixão também pode nos provocar algo que seja parecido com o efeito do álcool em nosso organismo, já que a oxitocina liberada causa euforia e nos faz mais confiantes, diminuindo os nossos medos e as nossas vergonhas, trazendo uma dose extra de coragem, que somente a paixão pode nos proporcionar.

Os efeitos da química do amor podem ser traduzidos em reações físicas que são muito conhecidas pelos apaixonados em geral. Algumas dessas sensações não são muito agradáveis, ainda mais quando estamos tentando impressionar outra pessoa. Não é a toa que a paixão pode ser comparada a um vício.

Relacionamentos longos possuem duas vantagens: sendo a da excitação que se teve no primeiro beijo e a segurança de estar com quem se ama.

Também pode te interessar: Parto Humanizado | Saiba o que é e veja diferenças entre o parto normal

Você sabia que alguns especialistas da medicina também podem te ajudar a entender melhor os processos hormonais de seu corpo ou a curar um coração partido?

Para isso, é bom contar com médicos de renome e acesso aos melhores hospitais, portanto, faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta atendimento para você e sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar