Conheça os benefícios e diferenças entre os tipos de pimentões

Os pimentões é um vegetal importante em diversas receitas

Ao falarmos de pimentões cada pessoa pensa em uma cor diferente do vegetal, verde, vermelho ou amarelo. Mesmo se tratando do mesmo vegetal, essa diversidade abre um leque de possibilidades muito grande para receitas já que o sabor varia de acordo com as cores.

A diferença de cores se deve aos estágios de amadurecimento do vegetal, com o verde sendo o menos maduro, o amarelo intermediário e o vermelho totalmente maduro. Cada um também possui um leque único de nutrientes, mesmo alguns elementos estando presentes nos três.

Caso você queira um sabor mais azedo a melhor opção é o pimentão verde, mas para um gosto mais adocicado é recomendado o amarelo. Confira abaixo os principais nutrientes presentes nesses vegetais.

pimentões
Créditos: PixaBay

Os pimentões aumentam a imunidade do corpo

Um dos maiores trunfos do pimentão é a grande concentração de vitaminas do vegetal, independente do tipo. A vitamina A e C são as mais abundantes e desempenham um papel fundamental no sistema imunológico, reforçando as defesas do corpo e diminuindo as chances do desenvolvimento de gripes e resfriados. O pimentão amarelo é o que possui a maior concentração dessas vitaminas, especialmente a vitamina C.

Melhora a saúde dos olhos

A vitamina A citada no tópico anterior possui um papel muito importante na manutenção da saúde dos nossos olhos. Ela ajuda a proteger as vistas contra os raios UV e promovem uma maior regeneração dos tecidos que compõe os olhos. Além disso, o pimentão conta com carotenoides que protegem a retina e diminuem o risco do desenvolvimento de problemas degenerativos como a catarata. Todos os pimentões contém boas quantidades desses nutrientes.

Reforça o sistema cardiovascular

Um flavonoide (composto encontrado em vegetais) chamado quercetina está presente na composição dos pimentões e é muito importante para a saúde do nosso organismo. Esse nutriente atua para reduzir a pressão arterial, facilitando a circulação sanguínea pelo corpo e diminuindo o esforço que o coração faz para bombear o sangue. Consumir alimentos que possuam esses nutrientes diminui muito o risco de infartos e AVCs.

Os pimentões combatem o envelhecimento

Conforme os anos vão passando, nosso corpo começa a demonstrar nossa idade através de marcas em nossa pele. Por mais que o envelhecimento seja um processo natural, é possível diminuir a presença de rugas e linhas de expressão para ter uma aparência mais jovial. Os antioxidantes presentes no pimentão contribuem para a produção de colágeno, que influencia diretamente na manutenção da pele.

A vitamina C também beneficia muito o combate à marcas de envelhecimento, ajudando a manter a firmeza dos tecidos.

Ajuda na manutenção dos ossos

Citado no tópico acima, o colágeno também é um importante elemento para a manutenção dos ossos e articulações do nosso corpo. Ele funciona como um “lubrificante”, facilitando a locomoção e diminuindo os riscos de problemas motores. O ideal é combinar o pimentão com alimentos ricos em minerais como o cálcio para que todo o sistema ósseo seja beneficiado.

Diminui o risco de degenerações cerebrais

Nosso cérebro é o computador central do nosso corpo, onde todas as decisões são tomadas e planejamentos feitos. Consumir alimentos que ajudam a manter a saúde desse órgão tão importante é crucial para impedir o surgimento de doenças degenerativas. Os antioxidantes presentes nos pimentões são muito importantes para impedir a oxidação no cérebro, que caso não seja controlada pode levar a problemas como o Alzheimer.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp