Conheça os nutrientes que o pinhão traz ao nosso organismo

O pinhão é um alimento muito presente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

Uma semente muito buscada entre os meses de março e agosto é o pinhão. Alimento tradicional, ele era consumido pelos indígenas e com o tempo foi caindo nas graças de mais e mais pessoas. Ele normalmente é mais encontrado em celebrações e festas típicas espalhadas pelo Brasil.

Além de possuir um sabor único e uma textura bem característica o pinhão também é um alimento muito leve e nutritivo, sendo recomendado principalmente para atletas e crianças em fase de crescimento por auxiliar na formação óssea e ganho de massa muscular.

Combinando um delicioso gosto com uma vasta gama de nutrientes, o pinhão pode trazer grandes benefícios ao nosso corpo caso seja incluído na dieta. Confira abaixo alguns deles.

Pinhão

O pinhão ajuda a regular o intestino

Um dos principais nutrientes presentes no pinhão são as fibras, elementos vitais para um bom funcionamento do intestino. O consumo frequente desse nutriente faz com que o intestino retenha uma maior quantidade de água, facilitando todo o processo digestivo e resultando em uma evacuação menos trabalhosa. Incluir fibras na dieta é um ponto importante para evitar problemas como a prisão de ventre.

Facilita o trabalho do sistema cardiovascular

Um dos minerais presentes na deliciosa semente é o potássio, que é responsável por regular os níveis de pressão arterial. Por diminuir os níveis de sódio e controlar a chamada hipertensão, o pinhão auxilia muito na circulação sanguínea do corpo. Também estão presentes quantidades significativas dos elementos ômega 6 e 9, que possuem um papel importante na redução dos níveis de colesterol.

O pinhão também pode ajudar a emagrecer

Um fator importante para a perda de peso é reduzir a quantidade de comida ingerida durante o dia, e o pinhão pode auxiliar nessa tarefa. O consumo da semente faz com que nosso estômago leve mais tempo para esvaziar, fazendo o corpo demorar mais para sentir fome. Ele também promove uma digestão mais lenta dos alimentos, o que também contribui para uma maior sensação de saciedade.

Aumenta a imunidade do corpo

A vitamina C é um nutrientes que mais ajudam nosso corpo no combate a doenças e bactérias danosas. Ela também está presente no pinhão, e funciona como um poderoso antioxidante que combate resfriados e gripes, além de fortalecer o sistema imune e prevenir outras doenças.

Faz bem aos olhos

Não são todos os alimentos que contribuem de forma direta para a manutenção da visão, felizmente o pinhão faz parte do grupo que ajuda nossos olhos. A luteína é um antioxidante que atua diretamente para evitar a degeneração das vistas, prevenindo perdas na visão e o desenvolvimento de doenças degenerativas como a catarata.

Formas de consumo do pinhão

O pinhão é um alimento muito versátil que pode ser consumido de diversas formas. Cozido ou assado, ele pode figurar entre receitas mais tradicionais sendo combinado com arroz, batatas, peixes e farofas. Ele também pode ser triturado e utilizado como farinha, substituindo a de trigo.

A semente também pode ser consumida de uma forma mais ‘rústica’, sendo normalmente assado ao ar livre e tendo a casca removida para o consumo. Essa forma é muito praticada em festas realizadas principalmente na região sul do Brasil.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp