A mandioca é um alimento muito popular e benéfico a nossa saúde
Fácil de cultivar e cozinhar, presente em todas as regiões do Brasil e figurando em diversos tipos de receitas, a mandioca é um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) afirma que nosso país é o segundo maior exportador de mandioca do mundo.
Esse tubérculo tão presente em nossas dietas contribui de diversas formas para o bom funcionamento do nosso corpo, atuando em diversas áreas diferentes. Confira abaixo os benefícios que a mandioca traz ao nosso corpo.

Reforça o sistema imunológico
A mandioca é um alimento rico em vitamina C, que tem entre os principais benefícios o fortalecimento do sistema imunológico. O aumento na produção de glóbulos brancos pode prevenir desde doenças mais corriqueiras até enfermidades mais graves como o câncer.
A mandioca é um bom alimento para gestantes
Outra propriedade importante da mandioca são os chamados folatos, nutrientes vitais para o desenvolvimento de um feto saudável. A vitamina é responsável pela função cerebral, saúde mental e emocional e previne a chamada diabetes gestacional.
Reforça a saúde cardiovascular
Diversos elementos presentes na mandioca auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular. As fibras são as primeiras dessa lista por terem um papel importante para manter os níveis de ácidos graxos equilibrados e ajudar na redução do colesterol ruim.
A mandioca também é rica em nutrientes como ferro, cobre, magnésio, zinco e potássio, que diminuem a pressão sanguínea e facilitam a circulação do sangue pelo corpo.
A mandioca melhora a digestão de outros alimentos
O amido presente na mandioca incentiva a proliferação das bactérias boas da flora intestinal, e isso pode ter impacto direto em diversas fases da digestão. Auxílio na contração muscular, redução de inflamações e fortalecimento do sistema no geral são alguns dos benefícios que melhoram a saúde intestinal.
É boa para a prática de exercícios físicos
Por ser um alimento com baixo índice glicêmico e ao mesmo tempo ser uma grande fonte de minerais, vitaminas e energia, a mandioca pode ser uma boa opção pré-treino. Mas não acaba por ai, pois por ser rica em fósforo, ela também contribui para diminuição do cansaço e da fadiga, fazendo dela um ótimo alimento pós-treino também.
Fortalece a saúde dos olhos e dos cabelos
As vitaminas do complexo B presentes na mandioca tem um papel importante na saúde dos nossos olhos. Agindo de forma direta no combate a doenças como catarata e glaucoma, o consumo dela pode é recomendado para impedir a perda da visão.
Além disso, as vitaminas e minerais presentes no alimento também agem em outras partes do nosso corpo, melhorando a saúde dos cabelos e da pele.
Existem contraindicações para a mandioca?
No geral a mandioca é um alimento muito saudável, não tendo muitas contraindicações. A maior orientação dos especialistas é não consumi-la crua, pois nesse estado ela possui uma grande quantidade de ácido cianídrico, que pode causar graves intoxicações. Ao ser cozida, ela perde essa propriedade e torna-se um alimento recomendado para todas as idades.
E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!