Conheça os sintomas e tratamentos da grave Doença de Crohn

A Doença de Crohn afeta o sistema digestivo como um todo e deve ser tratada o mais rápido possível

Entre as muitas doenças que podem atingir o trato intestinal, a Doença de Crohn é uma das mais perigosas. Isso porque a enfermidade pode afetar qualquer parte do sistema digestório, na maioria das vezes atingindo as regiões do íleo e do cólon.

Uma vez que a doença atinge uma região do sistema, ela pode comprometer diferentes camadas do intestino, desde a muscular e serosa, até as mucosas e submucosas. A enfermidade também não se limita apenas ao trato digestivo, ela também, pode provocar sintomas em outras áreas do corpo como pele, olhos e boca.

Fazendo parte da categoria de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), ela pode ser confundida com a colite ulcerativa, outro problema que atinge o trato digestório mas que afeta apenas a camada mais superficial da região.

Conheça mais sobre a doença logo abaixo:

Doença de Crohn

Diagnóstico e causas da Doença de Crohn

Uma causa exata que provoca o surgimento da Doença de Crohn ainda não foi encontrada por pesquisadores. No entanto, algumas tendências que podem facilitar o surgimento da doença são apontadas por cientistas. A principal delas sendo alterações na regulagem do sistema imunológico do corpo, que podem favorecer a aparição da doença.

Pessoas na faixa etária entre 20 e 40 anos são as mais suscetíveis a contrariar a enfermidade, com a incidência sendo igual tanto para homens quanto para mulheres.

Alguns alimentos podem causar uma maior inflamação no sistema digestivo das pessoas que sofrem com a doença, sendo um sinal importante para procurar um médico. A falta de atividades físicas regulares e o hábito de fumar também podem ser fatores que agravam a doença.

O diagnóstico é feito através de exames de sangue em conjunto com exames de imagem como endoscopia, colonoscopia tomografia e raio x. O histórico do paciente também é levado em conta, assim como a incidência da doença na família.

Sintomas da Doença de Crohn

Por atingir o sistema digestivo como um todo, o maior sintoma da doença são as fortes dores abdominais, normalmente seguidas de diarreias. As fezes também podem carregar uma pequena quantidade de sangue ao ser expelida. Outros sintomas como a dificuldade de absorver nutrientes de alimentos e a perda de peso resultante de tudo isso também são comuns.

Em casos mais graves o paciente pode sofrer de obstrução intestinal e até perfurações no intestino que, além de causar ainda mais dor, podem afetar outras partes do corpo.

Mas a enfermidade não se limita apenas ao trato digestório, sintomas como febre, aftas, nódulos avermelhados na pele, complicações na vesícula e pedra nos rins também podem surgir como consequência direta da Doença de Crohn.

Tratamento e precauções

É importante o paciente procurar ajuda médica assim que começar a sentir os primeiros sintomas, já que a doença possui níveis que influenciam diretamente na dificuldade do tratamento. A doença não possui cura, mas é possível conviver com ela de forma saudável caso seja identificada a tempo.

Para casos leves e moderados, normalmente são indicados tratamentos focados em dietas com alimentos que não causem desconforto ao paciente e ao mesmo tempo cumpram as necessidades nutricionais do corpo.

Em fases mais avançadas da doença, pode ser recomendado o uso de remédios via oral para reforçar o combate aos sintomas. Caso o organismo não responda a isso, drogas imunossupressoras são prescritas para uma abordagem mais agressiva contra a doença.

Caso os tratamentos clínicos não surtam os efeitos esperados, o paciente pode ser submetido à cirurgias que buscarão corrigir as obstruções causadas pela doença.

Alguns hábitos também podem fazer com que as crises causadas pela doença sejam menos frequentes. Por ter a diarreia como um dos sintomas mais comuns, é importante ter uma alimentação balanceada para suprir os nutrientes espelidos.

Beber uma grande quantidade de água também é de suma importância, para que os líquidos também liberados durante a evacuação sejam repostos.

E se você deseja ter um acompanhamento completo e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp