Desfralde | Conheça dicas para realizar esse processo

O desfralde é um momento que costuma causar bastante desgaste à criança e aos pais, afinal, não é fácil ensinar a alguém tão pequeno a controlar os seus impulsos fisiológicos a ponto de chegar ao penico ou ao banheiro.

Muitas vezes, são necessárias semanas ou meses para que o desfralde completo aconteça e a criança realmente comece a fazer as necessidades no lugar correto.

A equipe do Plano de Saúde Populares separou algumas dicas valiosas para te ajudar, confira a seguir:

Veja também: Como as maternidades estão lidando com o coronavírus na hora do parto

O desfralde começa com a familiarização da criança com o banheiro

Mãe trocando fralda de bebê - desfralde

Normalmente, as crianças que usam fralda não entram no banheiro tantas vezes, a menos que seja para tomar banho.

Além disso, quando chegam ao banheiro, elas não prestam muita atenção ao vaso sanitário e é isso que se deve mudar antes de iniciar o processo de desfralde.

É indicado, por exemplo, levar a criança para o banheiro, mostrar o vaso sanitário, dizer para que ele serve, dar a descarga para que ela veja o fluxo de água, etc.

É fundamental que o responsável demonstre animação com o uso do banheiro, pois isso será transferido à criança. Deve-se lembrar que ela está trocando uma situação confortável, que é a sua fralda, por algo desconhecido e que demandará mais trabalho.

Os primeiros hábitos da criança pela manhã

Normalmente, as pessoas adultas sentem vontade de fazer xixi ao acordar e isso também se aplica às crianças, mesmo que elas tenham urinado durante a madrugada. Sendo assim, recomenda-se não fazer nada com a criança até que ela vá ao penico ou ao banheiro. Ou seja, levá-la logo ao acordar.

É claro que, no começo, as crianças tendem a resistir um pouco e fazer birra, mas é necessário continuar colocando-as no penico ou vaso sanitário prioritariamente, toda manhã.

Insista em levar a criança ao banheiro

Quem fica sempre com a criança percebe quais são os momentos em que ela tende a encher a sua fralda. Por isso, se já faz uma hora que ela fez xixi ou cocô, vale a pena convidá-la para ir ao penico ou ao vaso sanitário e dizer que ela pode fazer ali o mesmo que faz na fralda.

Brigar com a criança atrapalha o desfralde

O processo de sair da fralda e começar a usar o penico ou vaso sanitário é complicado para as crianças, e tudo fica mais difícil se o responsável torna esse momento traumático.

Por isso, não se deve gritar com a criança ou demonstrar impaciência, muito menos usar insultos.

Sem dúvida, a época do desfralde faz com que seja necessária muita paciência por parte dos adultos.

Evite fazer o desfralde no inverno

Nos dias frios, as crianças usam mais calças e meias e será difícil lavar tudo constantemente caso algum acidente aconteça, ou seja, se o bebê fizer cocô ou xixi nas calças.

O verão é mais indicado para o momento do desfralde.

Também pode te interessar: Saiba tudo sobre o Hospital e Maternidade Santa Joana

Os pequenos exigem cuidados médicos redobrados, por isso, é importante garantir um bom plano de saúde, que garanta atendimento pelos melhores médicos e hospitais.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta a segurança de sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar