Hepatites Virais | Conheça a campanha Julho Amarelo

A pandemia de coronavírus tem tirado nosso foco de muita coisa importante, incluindo campanhas de doação de sangue e outros eventos importantes. Julho, por exemplo, marca o mês da campanha contra hepatites virais.

A equipe do Plano de Saúde Populares trouxe tudo o que você precisa saber sobre o julho amarelo e a importância da campanha, confira:

Veja também: HPV Feminino | Entenda o que é, sintomas e como diagnosticar

O que é o Julho Amarelo?

representação 3D de hepatites virais

O mês de julho marca a prevenção e a conscientização contra as hepatites (A,B,C,D e E). A hepatite é uma doença viral infecciosa que ataca o fígado, podendo ser aguda ou crônica.

O que são as Hepatites virais?

Como foi dito acima, existem cinco tipos de hepatite e a pior delas é a do tipo C. Isso se deve ao fato de que em 75% do casos, ela se torna crônica. Para que você tenha ideia do quão perigoso isso é, no caso da Hepatite B por exemplo, apenas 10% de quem contrai acaba entrando no quadro crônico.

As hepatites são são uma doença que afeta o fígado, podendo ser transmitidas através da troca de fluídos ou do contato de objetos que foram utilizados por uma pessoa infectada, bem como do consumo de álcool em excesso.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as dos tipos: A, B e C. E, com menos frequência, o tipo D. 

Os sintomas das hepatites virais

Os sintomas mais comuns das hepatites são:

  • Fraqueza;
  • Mal-estar;
  • Febre;
  • Dores abdominais;
  • Enjoo/náusea;
  • Urina escura com uma cor de café;
  • A perda de apetite;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Fezes esbranquiçadas, como um tipo de massa;

Hepatite B: Muitos infectados por esta hepatite não apresentam sintomas, principalmente as crianças, no entanto, os casos crônicos podem apresentar insuficiência hepática, surgimento de feridas ou até mesmo câncer. Uma das principais características da hepatite B é a sensação de cansaço.

Hepatite alcoólica: Além dos sintomas comuns, esse tipo de hepatite também apresenta inchaço no corpo e aumento da barriga.

Hepatite autoimune: a hepatite autoimune também pode apresentar dores nas articulações.

Como acontecem as transmissões?

Hepatite A: A transmissão da hepatite A é acontece por via fecal-oral, através da ingestão da água e alimentos contaminados ou também diretamente de pessoa para pessoa. A Hepatite E tem as mesmas características de transmissão.

Hepatite B:  A transmissão ocorre pelo sangue e outros líquidos/secreções corporais contaminados, também podendo ocorrer através utilização do alicate de unha que esteja infectado.

Hepatite C:  A pior hepatite pode ser transmitida através do sangue contaminado e por objetos injetáveis, como por exemplo: a agulha, seringa, etc.

Hepatite D: Um dos meios de transmissão acontece com a atividade sexual sem preservativo e pelo contato com sangue contaminado. Utilizar a mesma escova de dente ou outros objetos que tenham restos de sangue infectado, tais como uma lâmina de barbear, também podem infectar outras pessoas.

Formas de prevenção

As formas de prevenção são bem simples. Após o uso de banheiros, principalmente de lugares desconhecidos, recomenda-se que você lave bem as mãos e lavar muito bem os alimentos antes de consumi-los. Além disso, evite tomar emprestado objetos de uso pessoal, tais como: escovas de dente, lâminas de barbear, navalhas e etc.

Seringas jamais devem ser reutilizadas, afinal, além de evitar a hepatite, você também evita outras doenças como o HIV. Por mais que os anticoncepcionais previnam a gravidez, eles não são eficazes contra doenças, sendo assim, evite fazer relações sexuais com pessoas desconhecidas sem utilizar a camisinha.

Hoje em dia, existem testes rápidos para diagnosticar de forma eficaz a doença. O exame precisa apenas de uma de sangue, que é retirada da ponta do dedo da pessoa, e demora 20 minutos para ficar pronto.

 Se previna contra essa doença que atinge muitas pessoas e aproveite o mês de julho para fazer o teste!

Também pode te interessar: Ebola | Saiba o que é, sintomas, causas e como ela se transmite

A melhor maneira de identificar e começar o tratamento de uma doença mais rapidamente, aqui no Brasil, é através do atendimento médico particular. Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta atendimento por profissionais gabaritados e em hospitais de renome.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar