Ebola | Saiba o que é, sintomas, causas e como ela se transmite

Em tempos de pandemia de coronavírus, muito tem se falado sobre outras doenças contagiosas e letais, tais como o ebola, conhecido como um dos vírus mais mortais na história da humanidade.

A equipe do Plano de Saúde Populares preparou um artigo especial sobre essa doença, explicando o que ela é, como ela é contraída, seus sintomas e muito mais, confira:

Veja também: O que é assintomático do coronavírus? Descubra aqui

O que é o Ebola?

Vírus ebola visto no microscópio

O ebola é uma doença causada pelo vírus ebola, cuja transmissão acredita-se ser através de contato com sangue e de fluidos corporais de animais infectados. Como por exemplo: gorilas, morcegos-gigantes, chimpanzés, entre outros animais nativos da África.

Existem cinco subespécies de vírus ebola, sendo que dos 5, quatro delas podem afetar o ser humano e uma delas afetam primatas.

Os 4 tipos que afetam o ser humano:

  • Vírus Ebola (Zaire Ebolavirus);
  • Vírus Sudão (Sudão Ebolavirus);
  • Vírus Tai Forest (Tai forest Ebolavirus);
  • Vírus Bundibugyo (Bundibugyo Ebolavirus);

Vírus que afeta apenas animais

Vírus Reston (Reston Ebolavirus)

Transmissão do Ebola

A transmissão é feita através de contato com sangue, tecidos e fluidos corpóreos de animais ou pessoas infectadas, inclusive cadáver, ou até mesmo a partir do contato com objetos e superfícies que estejam contaminadas. Não há confirmação de isolamento do vírus no suor ou pelo ar.

A transmissão não ocorre durante o período de incubação, ou seja, ela só é transmitida após o surgimento dos sintomas.

Na África, a origem dos surtos provavelmente teve inicio quando algumas pessoas tiveram contato ou manuseou carne de animais mortos infectados, como por exemplo: porcos-espinhos e morcegos.

Como já foi dito, o vírus ebola pode ser transmitido através do contato direto com pessoas ou animais infectados. Que podem ser por exemplo: urina, fezes, saliva, leite materno e até mesmo através do sêmen de pessoas infectadas.

Sintomas do Ebola

Os sintomas causados pelo vírus ebola nas pessoas infectadas são:

Febre, dor de cabeça, fraqueza, diarreia, vômitos, dor abdominal, falta de apetite, dor de garganta e manifestação hemorrágicas.

As pessoas infectadas só se tornam contagiosa quando começarem a surgir os sintomas. A confirmação das suspeitas dos casos dessa doença é feita por exames específicos laboratoriais e só depois de realizar 5 diferentes testes.

Esses testes são de grande risco biológico e sua condução deve ser feita com o máximo de cuidado. O número de transmissões de pessoa para pessoa ocorreu devido à falta de proteção necessária como a vestimenta, por exemplo.

Novo surto – pode se espalhar de novo pelo mundo?

É provável que, mantendo as pessoas infectadas em isolamento, o risco de transmissão para outros continentes seja contido.

Por conta da atual pandemia de coronavírus, o número de viagens aéreas foi reduzido, fazendo com que o risco de espalhamento do ebola também seja menor.

Mas, é melhor prevenir do que remediar, portanto, siga medidas básicas como: evite viajar para lugares de surtos, lave as mãos com frequência, e evite ter contato com pessoas infectadas.

Também pode te interessar: Rinite Alérgica | Descubra as causas, sintomas e tratamentos

Agora, mais do que nunca, é fundamental contar com um bom suporte médico e atendimento nos melhores hospitais. Por isso, faça agora mesmo uma cotação gratuita com a equipe do Plano de Saúde Populares e garanta sua saúde!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar