O que é assintomático do coronavírus? Descubra aqui

Você tem ideia do que é assintomático do coronavírus? Se o assintomático continua passando a doença? Se é preciso ficar isolado sendo assintomático?

O assintomático do coronavírus é bem mais comum do que você imagina, pois isso quer dizer que algumas pessoas sequer sabem que estavam infectadas, porque não chegaram a manifestar os sintomas.

Se você tem essas dúvidas sobre os assintomáticos, leia o artigo feito pela equipe do Plano de Saúde Populares.

Veja também: Coronavírus | Cuidados especiais com pessoas do grupo de risco

O assintomático do coronavírus também transmite a doença

Mulher de máscara - coronavírus

O assintomático do coronavírus é a pessoa que é portadora da doença coronavírus, mas que não apresenta sintomas, ou então, que apresente apenas sintomas leves.

Infelizmente, é muito comum que os sintomas do coronavírus sejam leves ou até mesmo inexistentes. Mesmo nessas condições, essas pessoas testarão positivo para a doença.

O mais preocupante é que mesmo sendo assintomáticas, essas pessoas podem transmitir a doença. Mesmo as pessoas que ainda irão manifestar sintomas da doença, podem transmiti-la até dois 2 dias antes que eles se manifestem.

Por isso, é importante manter os cuidados, como: lavar as mãos, usar máscara, evitar fazer aglomerações e manter a distância recomendada das pessoas, mesmo que elas não aparentem estar doentes.

Segundo alguns estudos, pacientes que desenvolveram a doença têm 2 vezes mais chances de serem contagiosos, porém, os pacientes assintomáticos chegam a ser 6 vezes mais numerosos, mesmo com capacidade menor de infectar os outros. Um paciente assintomático pode levar a óbito as pessoas do grupo de risco, caso transmita o vírus para elas.

Robert Redfield, diretor do Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças, acredita que tenhamos 1 assintomático em cada 4 casos da doença.

É por isso que diversos países têm realizado pesquisas em pessoas assintomáticas. Isso permite um melhor entendimento das condições de transmissão do vírus por essas pessoas.

O assintomático precisa se isolar?

O paciente infectado com o coronavírus, assintomáticos ou não, precisa sim permanecer em quarentena, em um quarto isolado e ventilado. Os demais moradores têm que ficar distante da pessoa infectada por no mínimo 1 metro e meio.

O paciente assintomático deverá dormir em cama separada e só pode andar dentro de casa, para lugares de uso inevitável, como: o banheiro e cozinha, utilizando máscara. Além disso, ninguém da mesma residência poderá utilizar os mesmos utensílios da pessoa portadora do coronavírus, mesmo estando assintomático.

Também pode te interessar: Coronavírus | Confira os medicamentos que devem ser evitados

Durante a pandemia que estamos vivendo, não tem nada mais importante do que contar com um bom atendimento médico, em hospitais renomados. Para tal, é crucial termos um bom plano de saúde, que ofereça uma ampla rede de cobertura.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta a sua saúde e a de sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar