Os diferentes tipos de poluição podem afetar negativamente nosso organismo
Diariamente somos expostos a diferentes níveis de poluição, seja ela do ar, do solo, da água, sonora, entre outras. Essa degradação do ambiente à nossa volta afeta também o nosso corpo, especialmente para as pessoas que vivem em grandes centros urbanos que contam com muitos prédios, carros e indústrias.
Conviver nesses ambientes pode trazer problemas à saúde, mesmo para alguém que possua hábitos saudáveis em sua rotina. Cada vez mais precisamos nos cuidar e cobrar de autoridades e grandes empresas pela redução da poluição atmosférica, tanto para o bem do nosso organismo, quanto do planeta.
Explicamos abaixo um pouco dos diferentes tipos de poluição e como cada uma delas afeta nossa saúde de formas diferentes.
O que é poluição?
A poluição é definida como o resultados das mudanças causadas ao ambiente que promovem a degradação do mesmo. Essas alterações são causadas pela liberação de diversos materiais no ambiente, seja na água, ar ou solo. A poluição pode ocorrer através de processos naturais como tsunamis ou erupções vulcânicas que lançam diversas substâncias no ambiente.

No entanto, desde a Revolução Industrial esse processo de degradação do ambiente é causado cada vez mais por influência humana. É um consenso científico que a ação do homem tem um impacto direto em processos como o aquecimento global que resulta na alteração do clima de todo o planeta.
Toneladas de gases poluentes são lançados na atmosfera todos os anos e várias substâncias tóxicas são liberadas na água e no solo, comprometendo a fauna e a flora de diversas regiões.
Em um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas, os cientistas afirmam que eventos globais extremos como ondas de calor, chuvas torrenciais, secas, ciclones e outras consequências estão diretamente ligadas ao aquecimento global.
Veja mais algumas conclusões alcançadas pelo relatório da ONU.
- É um fato inquestionável o papel do ser humano no aquecimento do planeta
- As mudanças climáticas não tem precedentes
- A temperatura global pode subir até 2°C
- É preciso que haja uma redução considerável das emissões de carbono
- Mesmo se as reduções ocorram, é preciso esperar cerca de 30 anos para que as temperaturas de estabilizem
Quais são os tipos de poluição?
Como citamos acima, existem diferentes tipos de poluição que podem afetar o ambiente e nossa saúde de maneiras diferentes. Listamos abaixo algumas das principais para que você entenda as diferenças.
O que é poluição sonora?
A poluição sonora é definida pelo excesso de ruídos que ultrapasse os 50 decibéis, no entanto segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) admite que em algumas cidades podem ser atingidos até 100 decibéis. Essa poluição é causada pela junção de diversos ruídos típicos de centros urbanos, como por exemplo:
- Construções e obras
- Buzinas
- Transportes urbanos de grande porte
- Aparelhos de som para propagandas e festas
A OMS classifica a poluição sonora como uma das piores que existem, ficando atrás apenas da poluição da água e do ar. Isso pois as consequências para a audição e para a saúde mental podem ser graves, tanto que alguns cientistas ao redor do mundo consideram que esse tipo de poluição é a mais prejudicial para o nosso organismo.
O que é poluição atmosférica?
A maior fonte de poluição mundial hoje é a poluição atmosférica ou poluição do ar. Fábricas, carros, cigarros, fogueiras, aviões, queimadas e outras fontes são as principais responsáveis por contaminar o ar a nossa volta e promover mudanças climáticas drásticas que afetam o planeta.

Um ar de baixa qualidade pode trazer centenas de problemas para o corpo afetando regiões como o coração, a pele e especialmente o sistema respiratório. Muitas pessoas que sofrem com problemas mais graves se veem obrigados a se mudar para cidades menores, onde a qualidade do ar é melhor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde cerca de oito milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de uma qualidade pobre do ar onde vivem.
O que pode causar a poluição do solo?
A poluição do solo é causada especialmente pelo lançamento de substâncias tóxicas na terra. Essas substâncias penetram no solo e afetam o crescimento de plantas ao redor da área afetada e prejudicando os animais e pessoas que se alimentam delas. Além disso os lençóis freáticos também são afetados por essas substâncias, podendo comprometer o abastecimento de água para vários locais.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.
Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!