Plano de saúde cobre psicólogo? Entenda as condições

Hoje o atendimento psicológico é praticamente considerado como uma necessidade. Receber conselhos de um psicólogo têm ajudado muitas pessoas a lidarem melhor com a repentina pressão imposta pela pandemia do coronavírus.

Infelizmente, o grande problema que leva muitas pessoas a não procurar ajuda psicológica é justamente o custo de uma consulta. Pagar pela ajuda, individualmente, pode custar caro, inviabilizando esse atendimento. 

E, como se sabe, conseguir um psicólogo na rede pública é muito difícil. Encontrar uma vaga em um local próximo de sua casa é praticamente um sonho. 

Por outro lado, muitas pessoas se perguntam se esse tipo de atendimento é coberto pelos planos de saúde, até mesmo aquelas que já possuem um plano. Se você também tem essa dúvida,  leia o artigo feito pela equipe do Plano de Saúde Populares:

Veja também: Plano de saúde cobre cirurgia plástica? Descubra a resposta

Plano de saúde cobre psicólogo?

Mulher consulta psicólogo

Muita gente ainda se pergunta se um plano de saúde cobre psicólogo porque, há algum tempo, os planos tinham a opção de cobrir ou não esse atendimento. Aliás, para ter direito a essa cobertura era necessário fazer uma negociação.

Por isso, era essencial que os segurados conversassem com as empresas para descobrir o que era necessário para que a cobertura fosse feita. Do contrário, era preciso pagar as consultas do seu próprio bolso, deixando tudo muito mais caro.  

Além disso, algumas operadoras poderiam cobrar taxas adicionais pela cobertura do atendimento psicológico, enquanto outras não fariam essa cobrança. Novamente, tudo dependia da negociação entre as partes. 

Vale dizer também que, normalmente, essas empresas tinham um regime interno bem definido, que raramente iria mudar. Ou seja, se você conseguisse negociar a cobertura, essa cobertura estaria garantida, sem surpresas. 

No entanto, em 2017, uma nova lei entrou em vigor, determinando que os planos de saúde cubram psicologo. Contudo, para ter direito a esse atendimento é necessário comprovar a necessidade de se consultar com esse médico

Esse atendimento pode ser de até 40 sessões por ano, ou seja, quase uma sessão por semana. Essa alteração é regulamentada pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Importante: alguns planos de saúde oferecem mais sessões com atendimento coberto. Contudo, como nada é de graça, eles podem cobrar valores mais caros por esse tipo de serviço

Então, para não cair em armadilhas, é importante ficar atento e conhecer todas as informações antes de contratar um plano de saúde. 

Outro cuidado que você deve tomar é verificar se seu plano de saúde é ou não autorizado pela ANS. Apenas aqueles que receberam a autorização da agência oferecem esse tipo de procedimento. 

Meu plano não quer cobrir o atendimento. O que fazer?

Apesar de estar descrito em lei, alguns planos de saúde podem não querer cobrir o tratamento com um psicólogo. Caso isso aconteça, a recomendação é buscar o respaldo da ANS, em sua central de atendimento telefônico e protocolar uma reclamação. 

Após a reclamação, o plano é obrigado a cobrir o atendimento em um ou dois dias úteis. No entanto, o problema costuma ser resolvido em pouco tempo. Algumas horas, inclusive. 

Também pode te interessar: Desvio de Septo | Planos de Saúde cobrem esse procedimento?

Os planos de saúde continuam sendo a melhor opção para garantir atendimento médico de qualidade em nosso país, seja para emergências ou exames de rotina. Por isso, faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta seu bem-estar e o de sua família.

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp

Simulador Ligar