Quais são as causas da câimbras e quais podem ser as soluções para o problema

As câimbras são grandes incômodos musculares que podem surgir por diferentes motivos

As câimbras são dores causadas por uma contração involuntária dos músculos que podem se manifestar em qualquer parte do corpo. Normalmente esses incômodos não duram mais que 10 minutos e não são sinais para nada grave, mas causam dores e muito transtorno para quem sente com frequência.

Diversas coisas podem causar as câimbras, desde muito esforço físico até falta de água dos músculos. É preciso ficar atento para a frequência que essas dores acontecem, pois se forem muito comuns talvez seja necessário visitar um médico para buscar um tratamento adequado.

Mas na maioria dos casos elas não passam de dores comuns que passam alguns minutos depois. Veja abaixo alguns motivos que fazem esses sintomas se manifestarem a algumas soluções para afastar o problema.

câimbras

Exercícios físicos em excesso podem causar câimbras

Praticar atividades físicas é algo muito importante para o desenvolvimento e manutenção do corpo todo, mas caso não exista um cuidado elas podem resultar em câimbras. É importante sempre aquecer antes de começar os exercícios e ir aumentando a intensidade aos poucos, para que os músculos não sejam forçados bruscamente.

Para aliviar os sintomas normalmente basta esticar o local afetado por alguns minutos e retornar as atividades apenas após o desaparecimento completo da dor.

Falta de exercícios

Se por um lado o excesso de exercícios pode causar câimbras, a falta de atividades também pode causar muitos problemas. Além de todos os sintomas decorrentes do sedentarismo como obesidade e falta de nutrientes, não incluir exercícios na rotina pode levar a câimbras, especialmente para quem trabalha por horas na mesma posição.

Deficiência de minerais

Os minerais são nutrientes muito importantes para a recuperação óssea e muscular do corpo, e caso os níveis desses elementos estejam em baixa no corpo isso pode levar a câimbras mais frequentes. Entre os mais importantes estão o cálcio e o potássio, que podem ser facilmente encontrados em uma grande variedades de alimentos.

Circulação ruim em certas regiões do corpo

O organismo de algumas pessoas pode apresentar dificuldade em fazer o sangue oxigenado atingir certas regiões do corpo. Isso pode levar a contrações involuntárias dos músculos e câimbras fortes, especialmente na região das pernas. Para resolver o problema é necessário ir ao médico e dar início ao tratamento mais adequado, que normalmente envolve fisioterapia.

Como aliviar e prevenir câimbras

Como citamos anteriormente, na grande maioria dos casos as câimbras não significam um problema maior de saúde e podem ser resolvidas na hora. Não existe um tratamento específico focado para curá-las de vez, mas é possível executar técnicas que aliviam os sintomas quase que instantaneamente.

A mais recomendada é massagear o local de forma moderada, com movimentos que estimulem a circulação do sangue. O ideal é utilizar uma pomada ou creme que alivie os sintomas de dores musculares, mas caso não seja possível apenas alongar e massagear o local já auxilia no alívio.

Um outro fator que auxilia muito a prevenir esse tipo de dor é consumir certos alimentos que contenham os nutrientes necessários para impedir que esse tipo de dor se manifeste. As bananas estão entre as frutas mais conhecidas nesse aspecto e podem ter um impacto muito positivo na recuperação muscular.

Consumir a quantidade recomendada de água para o seu IMC também é um grande ponto para prevenir tais dores. A água de coco também é uma aliada na prevenção das câimbras.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável para evitar que esse e demais problemas afetem sua saúde, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp