Veja como a maçã pode ajudar a prevenir diversos problemas de saúde

O consumo diário da maçã pode trazer diversos benefícios ao corpo

A maçã é consumida pela humanidade há muitos séculos, tanto que se tornou uma fruta presente em alguns momentos históricos marcantes. O físico Isaac Newton foi motivado a estudar a gravidade após testemunhar uma maçã caindo de uma árvore. Muitas anos depois a fruta também daria nome a uma das empresas mais valiosas do mundo.

Há um ditado em inglês que diz que comer uma maçã por dia mantém você longe dos médicos, e essa frase é um bom resumo dos benefícios que a fruta traz ao nosso organismo. Tendo uma grande variedade de vitaminas, minerais e fibras ela ajuda o organismo a prevenir doenças.

Confira abaixo os principais benefícios que a maçã traz à nossa saúde.

Maçã

A maçã melhora a prisão de ventre

Por ser rica em fibras, a maçã pode ser uma grande aliada contra a prisão de ventre. No entanto, para aproveitar o maior número de nutrientes possível é necessário comer o alimento com a casca. A fruta também libera substâncias que auxiliam nosso intestino a digerir melhor os alimentos.

Previne o surgimento de cáries

A maçã é um alimento muito importante para a saúde dos dentes e gengivas. As mesmas fibras que auxiliam na digestão, também promovem a limpeza da boca com um todo. Além disso, a fruta também estimula a produção de uma substância presente na saliva que impede que microrganismos e bactérias de multipliquem na boca.

Melhora a saúde do cérebro

Os antioxidantes presentes na maçã reduzem o risco de morte das células presentes no cérebro. Isso é ótimo pois ajuda a manter nossos neurônios interligados e ativos por mais tempo. Consumir frequentemente alimentos como a maçã, que trazem benefícios diretos a saúde cerebral, pode ajudar a diminuir as chances do aparecimento de doenças degenerativas.

O consumo de maçã diminui as chances de problemas no coração

Mais uma vez as fibras solúveis entram em cena, dessa vez para reduzir os níveis de colesterol do sangue e aliviar a pressão arterial. Esses dois fatores são cruciais para a saúde cardíaca e fazem o coração ter mais facilidade na hora de distribuir o sangue pelo corpo.

Ajuda na manutenção da saúde dos olhos

Os antioxidantes além de atuarem na saúde cerebral também tem um papel importante na prevenção de doenças degenerativas para os olhos. A maçã torna as vistas mais fortes e por consequência, melhora a visão como um todo. O consumo frequente da fruta afasta doenças como o glaucoma ou a catarata.

Aumenta a resistência dos ossos

A maçã também é rica em minerais que tem um papel fundamental para a manutenção da saúde dos ossos. Eles aumentam a resistência a fraturas e afastam o risco do desenvolvimento de doenças como a osteoporose, quando os ossos sofrem degenerações mais severas. Ela também diminui a perda de cálcio do organismo, mantendo o nutriente mais tempo no corpo, o que promove uma maior manutenção dos ossos.

É verdade que a maçã causa fome?

Sim, é verdade! Por mais que as maçãs contenham uma grande quantidade de fibras solúveis, que teoricamente ajudariam a aumentar a saciedade, ao mesmo tempo elas são alimentos com baixo valor calórico. Isso faz com que a fruta não seja a mais indicada para saciar a fome, já que pouco tempo depois a barriga já vai querer comer novamente.

A melhor solução para não cortar a maçã dos lanches da tarde é combina-la com algum outro alimento, como iogurtes e cereais, para compensar as baixas calorias. Caso o consumo e maçã seja seguido não apenas de fome, mas também de mudanças de humor e apetite extremo, é recomendado procurar um médico.

E se você deseja ter uma dieta completa e saudável, rica em frutas exóticas, a melhor forma de fazer isso é consultando um nutricionista. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp