Veja como a pneumonia invade e corpo e quais os melhores tratamentos para a doença

A pneumonia possui diversos tipos e pode ser muito perigosa caso não tratada

A pneumonia é uma doença que atinge os alvéolos dos tecidos pulmonares e causam danos a todo o corpo. Os alvéolos são pequenas bolsas que se localizam dentro dos pulmões e são responsáveis por levar oxigênio para a corrente sanguínea e remover o gás carbônico do corpo.

Existem vários tipos de pneumonia que variam desde a forma de contração até sintomas e riscos de transmissão. O que é mais importante é procurar um médico assim que os primeiros sintomas se manifestarem no corpo, isso pois a doença pode se desenvolver rápido e afetar ainda mais o organismo.

Confira abaixo tudo sobre a pneumonia.

Pneumonia

Quais são os sintomas da pneumonia?

Os principais sintomas da doença se assemelham a uma gripe ou resfriado mais forte, muitas vezes fazendo o portador achar que o tratamento será o mesmo. No entanto é necessário atenção para reconhecer os sintomas da pneumonia, que são:

  • Tosse com catarro
  • Dor no peito
  • Cansaço
  • Febre alta
  • Mudanças na pressão arterial
  • Mal-estar geral no corpo

Tipos e fatores de risco

Existem vários tipos de pneumonia, que variam na intensidade dos sintomas e nas chances de contaminação. Elas podem ser contraídas de diferentes formas, por isso é importante conhecer e se prevenir. Entre os mais comuns é possível citar:

  • Pneumonia viral: é causada pela presença de um vírus que invade o pulmão e tem maiores chances de transmissão.
  • Pneumonia bacteriana: causada por bactérias que se aproveitam da fragilidade dos tecidos pulmonares. Esse tipo é o mais comum, mesmo que não seja o mais transmissível.
  • Pneumonia aspirativa: causada pela inalação de produtos tóxicos ao organismo, como fumaças ou produtos químicos.
  • Pneumonia nosocomial: muito frequente em pacientes entubados que estão internados em UTI’s. Geralmente os próprios aparelhos que auxiliam na respiração acabam facilitando o transporte de bactérias para o pulmão.

Mesmo a doença podendo atingir pessoas de todas as idades, independente do gênero ou origem, existem alguns fatores de risco que podem contribuir no desenvolvimento da pneumonia. São eles:

  • Uso de ar-condicionado por muito tempo no dia a dia
  • Consumo excessivo de álcool
  • Fumo
  • Gripes mal tratadas

Diagnósticos e tratamentos

O diagnóstico mais comum para detectar a pneumonia é feito através de exames clínicos e radiografias do tórax. O tratamento normalmente inclui o uso de antibióticos que inibem o desenvolvimento das bactérias que afetam os pulmões, fazendo com que a doença deixe de se desenvolver.

Também é recomendado que a pessoa fique em repouso e siga à risca todas as instruções passadas pelos médicos.

Outro ponto importante é esclarecer uma história muito espalhada no boca a boca e que não é totalmente verdade, que o frio é um fator causador da pneumonia. Ser exposto ao ar frio ou chuva não nos faz contrair a pneumonia, o que acontece é que em dias mais frios os ambientes tendem a ficarem mais fechados e apresentar uma aglomeração de pessoas, facilitando a transmissão do vírus.

E se você deseja ter um acompanhamento completo e saudável, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tais profissionais e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp