Veja os primeiros sinais da gravidez

Confira quais são os primeiros sinais da gravidez no corpo feminino

Os primeiros sinais da gravidez podem ser sutis e muitas vezes passam despercebidos pelas mulheres e saber identifica-los é importante saber o motivo de tantas mudanças no corpo. Normalmente esses sintomas vão surgindo ao longo das 4 primeiras semanas de gestação.

O primeiro sinal é o atraso menstrual, ou seja quando a menstruação atrasa muitos dias além do normal. A demora para menstruar também pode ser causado pela TPM, não sendo diretamente relacionado a uma gravidez.

Alguns outros sinais também são condizentes com o início de uma gestação como corrimento, sensibilidade em algumas regiões do corpo e desejos estranhos de alimentos bebidas. Confira abaixo mais alguns indicativos da gravidez.

primeiros sinais da gravidez

Corrimento espesso e com cor rosada

Um dos primeiros sinais da fecundação bem sucedida do óvulo é um corrimento cor de rosa que pode ser observado logo após a relação sexual ou em até três dias após o ato. A alteração de cor se deve graças à implementação do óvulo fecundado no útero feminino. O corrimento também pode ser um pouco mais espesso que o habitual.

Por mais que seja um sinal importante para o início de uma gestação, as mudanças nas características do corrimento podem ser causados por outros motivos e não devem ser levados como uma garantia de gravidez.

Cansaço excessivo e sono

O excesso de sono e cansaço é um sintoma comum durante todas as fases da gravidez, e pode ser um dos primeiros sinais de uma gestação bem sucedida. Isso acontece pois o corpo começa a se adaptar para fornecer energia e nutrientes para o bebê, adaptando o metabolismo e resultando em um cansaço da mãe.

Sentir que as tarefas rotineiras estão mais difíceis de serem executadas e dormir por mais de oito horas podem ser indícios da gravidez.

Sensibilidade em algumas regiões do corpo

Nas primeiras semanas da gestação algumas regiões do corpo feminino podem apresentar uma sensibilidade maior que o normal. As mamas estão entre as partes mais afetadas, tendo um aumento no tamanho dos seios e das aréolas graças às mudanças visando amamentar o bebê. A mulher pode reparar esses sinais tocando e verificando a cor das mamas.

Variações de humor frequentes

A gestação como um todo libera diversos hormônios no corpo feminino, o que afeta diretamente o humor da mulher. Logo nas primeiras semanas de gestação é possível perceber algumas mudanças bruscas de humor sem uma causa definida, como chorar em situações rotineiras. Esse sinal tende a permanecer por toda a gravidez, voltando ao normal alguns dias após o parto.

Desejo por alimentos curiosos

Um dos sintomas mais característicos da gravidez é a vontade de comer alimentos estranhos e curiosos, e esse sinal pode se manifestar desde as primeiras semanas da gestação. O desejo por comidas estranhas pode estar relacionado com deficiências nutricionais, sendo recomendado consultar um médico para balancear a dieta e deixar o organismo forte.

Enjoo e vômitos

Vontade de vomitar, especialmente pela manhã, é um sintoma muito comum da gravidez que pode ser presente do começo ao fim da gestação. O mais comum são as ânsias não seguidas de vômito, normalmente despertadas por cheiros ou sabores que podem despertar o sintoma.

E se você deseja ter um acompanhamento completo da sua gravidez, a melhor forma de fazer isso é consultando médicos especialistas. Para ter acesso a tal profissional e a diversos outros benefícios na área da saúde, faça já seu plano de saúde.

Clicando no banner abaixo você fará uma simulação gratuita para descobrir qual plano combina mais com você e com seu bolso!

Simulação por WhatsApp

Receba tabelas de planos de saúde por WhatsApp